segunda-feira, 4 de março de 2024

Os filmes do Oscar: OS REJEITADOS / VIDAS PASSADAS

 Por Ricky Nobre

 

OS REJEITADOS – 5 indicações

A viajem aos anos 70 proposta por Alexander Payne vai além da própria ambientação no filme. Ela começa na própria forma como Os Rejeitados se apresenta, com todo o pré ritual de um filme da época, como a classificação do MPAA logo no início, a antiga vinheta da Universal e, no caso das produtoras mais recentes, novas vinhetas que imitam o estilo da época. Toda a estrutura dos créditos, a seleção musical, o som mono e uma janela 1,66:1 completam essa introdução que deseja nos colocar diante não apenas em uma história da época, mas como se o filme tivesse sido produzido nesse período de efervescente criatividade da Nova Hollywood. 

 

Payne apresenta esse encontro improvável entre pessoas que, de alguma forma, ficaram para trás, seja p professor que trocou a vida acadêmica pela docência na mesma escola onde estudou, o jovem rico cuja família prefere tê-lo o mais longe possível, ou a cozinheira da escola de elite que perdeu o filho no Vietnam, perigo que os demais alunos da escola não correm. Através do humor, o diretor aposta no carisma de personagens antipáticos, no caso do professor Hunham e do aluno Angus, e no da cozinheira Mary Lamb que, de forma sutil, tenta conter os excessos dos dois. Mas os três carregam essa melancolia e sentimento de exclusão que, de alguma forma, os une para além do acaso que os pôs confinados numa escola durante as férias. 

 

Payne é sempre talentoso ao conduzir essas pequenas e ligeiramente agridoces comédias dramáticas, onde o humor é sempre perspicaz e o drama é mais contido, mas sempre honesto. Aqui, os personagens mais problemáticos não passam por alguma grande redenção ou mudança milagrosa, mas vivem uma experiência que permite que um pouco do melhor que eles têm apareça. O diretor justifica toda a emulação estética do período na Nova Hollywood ao forjar um filme de Natal onde o período traz mais melancolia do que alegria, e o desfecho, apesar de promissor para alguns, é mais agridoce para outros.

 

COTAÇÃO:



INDICAÇÕES AO OSCAR:

Melhor filme

Ator: Paul Giamatti

Atriz coadjuvante: Da'Vine Joy Randolph

Roteiro original: David Hemingson

Montagem: Kevin Tent

 

OS REJEITADOS (The Holdovers, EUA – 2023)

Com: Paul Giamatti, Dominic Sessa, Da'Vine Joy Randolph, Carrie Preston e Brady Hepner

Direção: Alexander Payne

Roteiro: David Hemingson

Fotografia: Eigil Bryld

Montagem: Kevin Tent

Música: Mark Orton

 

 

VIDAS PASSADAS – 2 indicações

 

Na arte, especialmente no cinema e na literatura, podemos recorrer ao fantástico, à fantasia, onde um personagem pode, por exemplo, voltar ao passado na tentativa de compreender melhor sua vida ou alterar uma decisão que poderia ter tornado sua vida melhor, mais feliz. Em Vidas Passadas, a dramaturga estreando no cinema Celine Song traz nossa triste obsessão pelo "e se..." para a realidade, onde o tempo não volta, mas a mente permanece no passado, mesmo que a vida não pare. 

 

Capturando o casal de protagonistas em três momentos diferentes no tempo, Song retrata um relacionamento impossibilitado pela vida e pelo tempo. A diretora constrói um clima incrivelmente doce entre os personagens, onde a fotografia em 35mm traz entornos mais frios e esmaecidos, porém com elementos que se intrometem e trazem calor, como as luzes do carrossel, a iluminação do bar, as portas dos prédios, ou mesmo os próprios rostos do casal. Existe um rigor nos enquadramentos, que parecem capturar a intensidade represada da interpretação dos atores, mesmo em plano médio. Cada enquadramento é preciso, mas é tudo também muito suave e delicado. O peso está em pequeninos detalhes. 

 

Uma angústia vai se acumulando de forma praticamente imperceptível para o espectador, que parece, como os personagens a princípio, se negar a admitir que o resultado de tudo aquilo é um só. Os momentos da percepção dos personagens de que aqueles sentimentos são por pessoas que não existem mais e as que hoje existem vivem em uma realidade completamente diferente vão desnudando essa angústia, como um esparadrapo puxado lentamente. O contraste entre o olhar sexy da protagonista na primeira cena, que olha diretamente para nós como quem pergunta "quer saber qual é o nosso segredinho?" e a cena final onde sua fortaleza desmonta é um piano de realidade caindo em nossa cabeça, num filme que pode ser tão adorável quanto desesperador. O que se quer dizer fica sempre contido, represado, porque no fundo sabe-se que não se muda uma decisão do passado, muito menos quem o outro é. É mais fácil esperar a próxima vida.

 

COTAÇÃO: 



INDICAÇÕES AO OSCAR:

Melhor filme

Roteiro original: Celine Song

 

VIDAS PASSADAS (Past Lives, EUA/Coréia do Sul – 2023)

Com: Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro, Moon Seung-ah e Leem Seung-min

Direção e roteiro: Celine Song

Fotografia: Shabier Kirchner

Montagem: Keith Fraase

Música: Christopher Bear e Daniel Rossen

Nenhum comentário: