sexta-feira, 15 de abril de 2011

AMERICAN IDOL - Dia do Elton John

por Eddie Van Feu
Com Elton John como homenageado, os candidatos precisam se encontrar rapidamente e fazer escolhas muito, muito, muito boas, pois com o uso do veto no programa passado, hoje teremos dois eliminados, ao invés de um. Ninguém mais poderá ser salvo e será um pega pra capar.
A gente tá bem antenado com o grande público e dá pra perceber quem faz boas escolhas e quem não faz logo de cara. Naima resolveu inventar um reggae que ficou legalzinho, mas o júri não captou muito bem. Thia apostou na boa e velha balada com o máximo de emoção que pôde dar, fazendo uma homenagem ao irmão que saiu de casa quando ela era pequena (ele não fugiu nem foi expulso, só foi pra faculdade como qualquer americano normal). Pobre Thia. Em sua vidinha pequena, nada de relevante lhe aconteceu que valha a pena gastar emoção numa música. Scotty não sai de sua zona de conforto de jeito nenhum. Procurou uma música com o nome “country” no título e achou! Ficou com ela e encaixou direitinho. Paul usou seu terno branco cheio de rosas e fez bonito. Pia fez seus agudos esperados, mas conseguiu fazer o que não fazia há algumas semanas: emocionar. Casey tinha obrigação de dar o seu melhor e fazer uma apresentação Michael Bay, mas preferiu um banquinho e suavidade. Quem resolveu incendiar o palco, literalmente, foi James, que tacou fogo no piano vermelho. Tinha tanta coisa acontecendo no palco na apresentação dele que eu nem notei se ele cantou bem ou não. Stefano sabe que há semanas está sempre por um fio, e que só está ali porque a J. Lo gosta dele (e que mulher não gosta?). Então, ele ouviu todos os conselhos e fez o seu melhor, que não é assim tão bom, mas com certeza, melhor do que tudo o que ele fez antes. Ele segurou seu lado brega e finalmente sentiu a música, conectou com o público e fez o possível com o que tinha. Haley se soltou, subiu no piano, abusou da sensualidade natural e cantou uma música sem sentido e completamente vazia que encantou todo mundo.

No programa seguinte, claro que Casey tinha mais votos que o Obama, então a gente nem se preocupou com ele. Naima e Thia sentaram no banquinho dos menos votados. Mais uma vez, Stefano fica ao lado de um peixe grande, esperando Ryan mandá-lo para o terceiro banquinho. E mais uma surpresa. Stefano está salvo, Paul está em perigo. Como são suas pessoas para sair, Paul está REALMENTE em perigo. Injusto? Talvez. Paul fez o que sempre fez e ele é muito bom no que faz. Stefano não é muito bom. Mas se esforçou e melhorou! Ainda é pior que Paul, mas o público americano adora ver um progresso e recompensar um esforço.

Mas a gente se tranqüiliza e Paul está salvo (foi por um tantinho assim!). Saem Naima e Thia, mais duas mulheres. Analisando friamente, Thia é uma gracinha, mas não ia sair disso. É muito novinha, não tem experiência de vida, ainda precisa amadurecer. Diferente de Scotty, que tem a mesma idade, ela não tem nada de especial e certamente poderá ser alguém em uns cinco anos ou mais. Naima, por outro lado, é criativa e dá pena saber que não veremos mais suas apresentações dinâmicas e inesperadas. Porém, ela não tem voz. Talvez seja uma boa cantora de estúdio. Talvez seja uma boa produtora. Ainda não está boa para ser uma cantora/dançarina de palco. A escolha do reggae foi uma escolha ruim naquele momento. E ela é burra! Se tivesse apostado em algo mais “TCHAM!”, como fez com Umbrella e aquela outra com toques africanos, poderia se salvar, mas o reggae, como dissemos, ficou só legalzinho. Ela precisava de mais.
Thia antes de depois da fama

Naima antes e depois da fome
Agora, aguardamos ansiosos os resultados. Todos estão em pé de igualdade agora, lembrando que programas anteriores já deixaram claro que não importa o quão você seja bom, é preciso empolgar e inovar. Com isso, mesmo os intocáveis Scotty, Pia e Casey podem, sim, ir para os banquinhos dos menos votados, se não se esforçarem para ganhar. E vai ser engraçado ver o jeguinho manco do Stefano acabar ganhando essa competição de cavalos de raça.

Um comentário:

Renato Rodrigues disse...

Pooooorra, Ricardo, tu não vai ver o American Idol esse ano não?