domingo, 2 de junho de 2019

CURIOSIDADE: DARKSEID E A MANOPLA DO INFINITO.


Por Carlos (O Vigia) Tavares

O site Fatos Nerd/Gabi Noronha trouxe à tona uma dúvida freqüente nas rodas de bate-papo Marvel/DC. O que aconteceria se Darkseid usasse a Manopla do Infinito? Pois ele já usou e eu vou te mostrar abaixo como foi. 

Thanos está no auge da popularidade. Sua participação nos filmes da Marvel Studios garantiu mais sucesso ao clássico personagem da editora. O Titã Louco foi criado por Jim Starlin, em 1973, quase como uma duplicada de Darkseid, criação de Jack Kirby para a DC Comics em 1970. Por isso, os dois personagens são comparados até hoje. Além da velha questão sobre quem ganharia uma luta, outra dúvida paira na cabeça de alguns fãs. O que aconteceria, por exemplo, se Darkseid usasse a Manopla do Infinito?

Agora é hora de deixar os filmes um pouco de lado e focar nos quadrinhos. Como bem sabemos, a Manopla foi criada por Thanos para portar as Joias do Infinito. As quais, reunidas, são capazes de realizações divinas. Embora seja bastante poderoso, o Titã precisa dela para se tornar um deus, por assim dizer. Por outro lado, Darkseid é um deus por natureza. Ele é um dos personagens que integram o Quarto Mundo criado por Kirby.

Governante de Apokolips, ele é extremamente poderoso e uma ameaça constante ao universo. Dessa forma, chega a ser quase inevitável não imaginar o que ele faria com a Manopla do Infinito em mãos. Seria possível Darkseid ficar ainda mais forte do que já é? Até que ponto o artefato influenciaria no seu poder? Felizmente, já temos a resposta. O que poucas pessoas talvez saibam, é que Darkseid já usou a manopla.

No final dos anos 1970 e início dos 1980, a Marvel e a DC Comics começaram uma série de crossovers. Sendo Darkseid um dos vilões mais notáveis da Casa das Lendas, sua participação foi garantida em The Uncanny X-Men and The New Teen Titans


A iniciativa chamou a atenção do público, então as editoras tentaram novamente nos anos 1990. Apesar da morna recepção, alguns pontos ainda foram interessantes. Os leitores puderam ver Darkseid contra Galactus, por exemplo.

Durante esses anos, Thanos ganhou mais destaque e consolidou sua imagem com a Saga do Infinito. Marvel e DC fizeram mais um mega crossover, no qual a Liga da Justiça e os Vingadores se encontraram. 


As duas equipes precisaram competir numa espécie de caça ao tesouro. Os times precisavam encontram o máximo de itens possíveis da lista do Grão-Mestre. Sendo um deles, a Manopla do Infinito.

Para azar geral, a Manopla havia caído logo nas mãos de Darkseid que, claro, sabia sobre seu potencial e pretendia usá-la. Ao vesti-la, porém, nada aconteceu! 


Isso porque o artefato havia sido retirado do universo Marvel e levado ao universo DC. Acontece que a manopla funciona apenas em sua realidade original. Não tendo qualquer efeito longe dele. 


Prático como sempre, ao perceber sua inutilidade ali, Darkseid não perdeu tempo e descartou o objeto. Jogou fora para quem quisesse pegar (e pudesse escapar de seus letais Raios Ômega). 

Simples assim. 

A Marvel e a DC Comics poderiam reviver esses momentos de união nos quadrinhos novamente. Ainda mais no mundo em que vivemos hoje, de disputas sem sentido sobre coisas muitas vezes, sem sentido.






Nenhum comentário: