quinta-feira, 23 de março de 2023

SHAZAM! FÚRIA DOS DEUSES

Por Ricky Nobre

2023 é um ano estranho para a DC no cinema. Com três lançamentos agendados, os filmes do DCEU encerram esse ano a cronologia iniciada em Homem de Aço em 2013, sem que tivessem sido planejados para serem conclusão de qualquer coisa, uma vez que o reboot (pero no mucho) de James Gunn inicia-se ano que vem. Ainda que isso pareça estranho para quem analisa a franquia como um todo e, principalmente, para os fãs mais hardcore do gênero, essa ausência de consequências futuras não faz diferença alguma para quem realmente paga a conta de produções tão caras: o público comum. E este parece não estar muito satisfeito.

 

Infelizmente, esta segunda aventura de Shazam! erra em quase tudo que a primeira acertou. Se o filme de origem do personagem era um perfeito exemplar de um filme familiar, uma comédia de aventura divertida, uma Sessão da Tarde em sua melhor versão, aqui tudo parece desleixado. Se o Dr. Silvana era um vilão perfeito, os monstros assustadores na medida para o público infanto-juvenil, e o humor e o senso de aventura eram inspirados, Fúria dos Deuses tem o mesmo diretor David F. Sandberg realizando um trabalho burocrático e sem criatividade. O roteiro trata especialmente mal suas vilãs, e é quase inacreditável que desperdiçaram a grande Helen Mirren, ou mesmo Lucy Liu, com personagens tão mal escritas, onde os diálogos são tão genéricos quanto a forma como Sandberg as filma, assim como também são genéricos e nada assustadores os monstros do terceiro ato.

 

Os únicos momentos razoavelmente criativos são os da dinâmica familiar, onde cada um da família Shazam pode ser minimamente caracterizado, mas sem espaço para muita coisa. Tem alguns momentos engraçados, alguma ação ok, e um ou dois diálogos perfeitos ("taste the rainbow, motherfu..."). O tema da insegurança de Billy frente a sua responsabilidade que começa a bater mais forte nele é bem interessante, mas não tem um roteiro que sustente bem, e o personagem de Freddy acaba sendo melhor desenvolvido.

 

Shazam! A Fúria dos Deuses não é nada inassistível, mas é tudo muito burocrático e medíocre, e até tira o impacto da surpresa do final. E as duas cenas pós créditos acabam sendo só um tanto constrangedoras.

COTAÇÃO:

 

SHAZAM! FÚRIA DOS DEUSES

Com: Zachary Levi, Asher Angel, Jack Dylan Grazer, Rachel Zegler, Grace Caroline Currey, Lucy Liu, Djimon Hounsou e Helen Mirren

Direção: David F. Sandberg

Roteiro: Henry Gayden e Chris Morgan

Fotografia: Gyula Pados

Montagem: Michel Aller

Música: Christophe Beck

Design de produção: Paul Kirby

Um comentário: