sexta-feira, 20 de abril de 2018

Jornada nas Estrelas: Finalmente tudo explicado!

Por Carlos Tavares




No último episódio de Star Trek Discovery, tivemos um vislumbre da USS Enterprise, que aparentemente retornará na segunda temporada. Como pudemos perceber o visual estava um pouco diferente do que nos lembramos só que aparentemente não foi apenas por motivos criativos.

Em entrevista ao io9, o design John Eaves explicou sobre o processo:

“Em abril de 2017, a tarefa de se reproduzir a Enterprise surgiu e o trabalho começou imediatamente”, explica Eaves “A tarefa começou com a ordem de que a Enterprise para a série Discovery tinha que ser 25% diferente da original, caso contrário, a produção provavelmente teria usado o design original dos anos 60. Mas isso não poderia acontecer, então pegamos os conceitos originais de Jefferies e, com grande cuidado, tentamos ser o mais fiel possível. Tivemos a vantagem de ter uma lacuna de dez anos na história de Star Trek para modificar a nave com elementos que poderiam ser removidos e substituídos em algum momento entre Discovery e a série Original.”

Eaves explicou o porquê disso:

“Depois de Star Trek Enterprise, algumas propriedades da franquia Star Trek mudaram de mãos e foram divididas, então se até aquele momento poderíamos cruzar uma série com outra, naquele momento tudo mudou e qualquer tipo de crossover não era mais permitido”, disse ele. “É por isso que quando o filme de JJ apareceu, tudo tinha que ser diferente. O conceito de universo alternativo foi o que realmente fez com que o filme acontecesse de forma a não cruzar as novas fronteiras legais, e dar à Star Trek uma nova base para continuar ”.



Depois dessa declaração tudo ficou claro pra mim. Toda mudança visual e até mesmo coisas que eu considerava falha de continuidade, foram devido às tais restrições sobre “propriedades intelectuais”. O problema com as insígnias? A diferença de design? Os Klingons? A verdade é que nunca vamos saber onde os tais embargos começam ou terminam, mas finalmente alguém teve a decência de esclarecer uma coisa que já incomodava desde 2009. Finalmente o respeito que os fãs merecem, com quase dez anos de atraso. Agora finalmente eu posso me concentrar apenas nos roteiros, que precisam melhoram muito para acompanhar a qualidade da franquia, e não mais no visual e na aparência, porque isso, pelo que tudo indica, nunca mais será igual.

Nota de Última Hora: Dia 17/04, Alex Kurtzman desmentiu as declarações de John Eaves de que as mudanças feitas em Discovery foram por razões legais. De Acordo com Kurtzman, todas as mudanças foram por decisão criativa da série simplesmente. A nível de manter a imparcialidade segue o que foi dito:

"Obviamente, [Discovery] parece mais moderno que The Original Series, porque estamos em um mundo moderno agora, e se fizermos o show com o antigo visual as pessoas não se interessarão por ele. Dito isto, todo o design de adereços e figurinos deles foi filtrado pelo que existia na época. Nós criamos uma nova versão dele ou aumentamos o design original de formas muito sutis ou simplesmente deixamos isso de lado. E quando eu digo todas as escolhas, quero dizer cada escolha. Obviamente, queríamos criar uma experiência mais moderna e isso exigiu certos ajustes.
As mudanças na USS Enterprise não são diferentes das outras atualizações que vimos em toda a série, desde projeções holográficas, novos uniformes, e até mesmo os Klingons."

Bom, particularmente, acho a explicação dada por John Eaves muito mais esclarecedora e verídica. Essa declaração de Alex Kurtzman está com cara de ordem do estúdio para não sujar a imagem da CBS.

E você? O que acha?

Vida Longa e Próspera!!!

Nenhum comentário: