terça-feira, 4 de setembro de 2018

STAR TREK FOREVER!!!


Por Carlos Tavares

A Academia de Televisão anunciou hoje que Star Trek receberá o Prêmio 2018 Governors Award. O prestigiado prêmio foi escolhido pelo conselho de diretores da Academia, “reconhecendo a franquia visionária de ficção científica e seu legado na ciência, sociedade e cultura. Audaciosamente indo, onde ninguém jamais foi antes”. 

A Academia cita uma série de razões para homenagear Star Trek, incluindo sua capacidade de inspirar inovação científica e consciência cultural, diversidade e uma mensagem de esperança para o futuro. A Academia também observa que a franquia adquiriu 30 Prêmios Emmy ao longo das décadas e foi responsável por uma série de inovações tecnológicas na produção de séries de TV, especialmente em efeitos visuais e especiais. 

O Prêmio 2018 Governors Award será apresentado na cerimônia do Creative Arts Emmy Awards no sábado, 8 de setembro de 2018. Star Trek: Discovery também foi indicado para dois Emmy Awards este ano e os vencedores dessas categorias também serão anunciados na cerimônia do Creative Arts Emmy Awards. 

Star Trek to Receive 2018 Governors Award 

“A Academia de Televisão anunciou hoje Star Trek como o vencedor do 2018 Governors Award, reconhecendo a franquia visionária de televisão de ficção científica e seu legado de ciência, sociedade e cultura, indo onde ninguém jamais foi antes. O prestigiado vencedor do prêmio foi escolhido pelo conselho da Academia de Televisão e a homenagem será apresentada à CBS Television Studios durante a cerimônia do Creative Arts Emmy Awards no sábado, 8 de setembro de 2018. 

O Governors Award, que estreou em 1978, homenageia uma conquista individual ou organizacional nas artes e ciências da televisão que é excepcional e universal por natureza e vai além do alcance do reconhecimento anual do Emmy Awards. Mark Spatny é o presidente do comitê do Governors Award e John O'Brien é vice-presidente. 

Criada em 1966 pelo visionário escritor e produtor Gene Roddenberry, a série original de Jornada nas Estrelas desencadeou um fenômeno cultural que se estendeu por mais de 50 anos no ar, com mais de 700 episódios e 13 franquias de filmes. As várias séries de televisão de Star Trek receberam 30 prêmios Emmy. 


O que começou como um programa de televisão se transformou em uma franquia de entretenimento que retratou consistentemente as maiores esperanças da humanidade por um futuro melhor. Ao longo das várias séries de Star Trek, os espectadores foram expostos a um mundo em que a tecnologia e a ciência ajudaram a melhorar a condição humana. Os avanços tecnológicos futuristas apresentados no programa trazem semelhanças impressionantes com os telefones celulares e sistemas de realidade virtual em uso atualmente. 

Star Trek é o primeiro programa de televisão que me lembro de assistir quando criança, e sempre esteve à frente de seu tempo. Não só todas as franquias promoveram a inclusão e a aceitação de todas as pessoas, como inspiraram o pensamento criativo sobre exploração espacial e nosso futuro, mas as inovações técnicas provocadas pela franquia são incrivelmente significativas para a evolução da produção televisiva e também para a comunicação e computação. Ferramentas que usamos em nossa vida diária ”, disse a presidente do Comitê de Premiação do Governador, Spatny. "Estamos honrados em apresentar este prêmio a uma franquia que fez uma contribuição tão duradoura para a televisão e nossa sociedade." 


De decisões de elenco a pontos de enredo, a série buscou conscientemente diversidade e igualdade, fornecendo uma representação otimista de um futuro diversificado e justo que inspira seu público. A série Star Trek original fornecia uma audiência dividida pela guerra e culturalmente dividida, com um senso de esperança para o futuro, em que raça, gênero e nacionalidade importavam significativamente menos que suas capacidades e pontos fortes. O programa ativamente lançou atores de várias etnias em papéis de respeito, entre muitos outros, tivemos um ator de ascendência russa que retratou o Alferes Chekov durante a Guerra Fria e uma afro-americana que retratou a Tenente Uhura durante o Movimento dos Direitos Civis. Além disso, a personagem da Tenente Uhura inspirou a Dra. Mae Jemison, a primeira mulher Afro-americana a voar pelo espaço, e foi descrita como um símbolo de esperança para a igualdade pelo Dr. Martin Luther King Jr

Além disso, a franquia é responsável por importantes inovações visuais e de efeitos especiais que definiram o padrão para a produção de televisão, avançando a arte do controle de movimento de fotografia, vídeo e composição e edição digital, bem como computação gráfica. 


Star Trek continua a inspirar gerações de sonhadores. Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia, da NASA, da Boeing e do Worcester Polytechnic Institute, entre várias outras organizações, dão crédito a Star Trek e seu impacto social e cultural duradouro e de longo alcance na condução de suas carreiras. 

“Por mais de 50 anos, Star Trek cativou e conectou fãs de todo o mundo. O que a série sempre ilustrou brilhantemente é que, apesar de nossas maiores diferenças, nós, como pessoas, somos mais parecidos do que imaginamos, e nos unir na esperança de um amanhã melhor não é apenas uma possibilidade, mas uma necessidade ”, disse David Stapf, presidente da CBS Television Studios. “O impacto de Star Trek é de longo alcance e inspirou não apenas inúmeros indivíduos, mas também grandes avanços em tecnologia, ciência, assistência médica, exploração espacial e muito mais. Somos muito gratos às mentes brilhantes e indivíduos talentosos, tanto na frente quanto atrás das câmeras, que ousadamente contam histórias que resistem ao teste do tempo. Obrigado à Academia de Televisão por homenagear o legado histórico de Jornada nas Estrelas e a todos que contribuíram para o seu sucesso. ”

Gene Roddenberry. O maior visionário de nosso tempo!

Nenhum comentário: