quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Jogo da Morte: O Fantasma da Baleia Azul


A Internet tem muita coisa boa, mas também tem muita cilada. Uma delas é o Jogo da Baleia Azul, um troço horroroso que escolhia crianças e adolescentes para cumprirem 50 desafios autodestrutivos que culminavam em um convite ao suicídio. O jogo fez vítimas fatais e é tão bizarro que não surpreende que tenha virado tema de filme de terror.

Jogo da Morte é um filme russo no gênero Found Footage, onde acompanhamos todo o filme por câmeras de celular, computadores e movimentação na internet. Particularmente, eu não curto muito esse tipo de filme, mas já tive boas surpresas (Paranormal).Também tive surpresas ruins (Bruxa de Blair). Felizmente, Jogo da Morte não é ruim. Não chega a ser assim um filme fantástico, mas tem bons momentos e boas ideias.


Pré adolescente morre em um suicídio e irmã mais velha resolve investigar. Mexendo nas conta da irmã morta, ela descobre uma conta secreta com fotos sensuais, revelando que a menina tinha uma vida secreta. É quando ela acaba se envolvendo no Jogo da Baleia Azul, determinada a achar os responsáveis pela morte da irmã. Enquanto isso, ela tem que lidar com o péssimo relacionamento com a mãe.

A história prende a atenção, mas precisamos ligar o botão da disruptura da realidade para aceitar que todas as pessoas com um celular na mão conseguiram filmar o que estava acontecendo no meio de lutas, correrias e desespero. Mas se eu quisesse realidade, eu ia ver jornal, então bora!


A investigação é interessante, as personagens são legais, mas o relacionamento de mãe e filha não convence. Não que mães e filhas como aquelas não existam aos montes, mas falta conteúdo para que compremos a crise entre elas.

Todas as cenas em que a tela do computador guia a história são em Português, o que faz sentido. É tudo bem dinâmico, então se a pessoa olhar pro lado um segundo, pode perder uma informação importante.


A resolução não me deixou muito feliz. Mas pode ser um problema mais meu que do filme. Não tenho como explicar por que sem dar um spoiler imperdável, então se você vir o filme, me chama pra gente comentar! Apesar do final não ter me alegrado, me diverti bastante. O humor é bem leve e bem reconhecível nesse mundo virtual. Em dado momento, já perto do final, temos cenas de tensão de vida ou morte transmitidas ao vivo e os comentários são ótimos! Do cara que não acredita e que acha que tudo é fake, ao cara que não tem a menor ideia do que está aconcendo, não tem como não rir quando aparece o típico "Ganhe 700 dólares sem sair de casa".


Considero o melhor ponto do filme tocar nesse nervo exposto que é o perigo de psicopatas manipularem jovens até enlouquecê-los ou matá-los. Certas pessoas tornam a internet um ambiente inóspito e tóxico, e cabe a nós ter atenção o suficiente para que nossos filhos, sobrinhos, amigos e alunos naveguem sem o risco de afundar. 

O filme estreia amanhã, então, pegue sua pipoca e aproveite!




Nenhum comentário: