sexta-feira, 27 de julho de 2018

FALECEU O QUADRINISTA JOÃO CARPALHAU

O dublador Ricardo Juarez ao lado do quadrinista
Texto cedido pelo amigo
quadrinista Antonio Carlos Lemos
O quadrinista, ilustrador, autor e promotor cultural João Carpalhau faleceu ontem (dia 26/07) vítima de infarto fulminante aos 38 anos. Nascido em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do RJ, desde a infância já desenhava e com o passar do tempo começou a publicar tiras para seu blog. Chegou a cursar História, mas não concluiu a formação.

Em 2013 fundou o coletivo Capa Comics juntamente com artistas como Alex Genaro (Valkíria), Cristiano Ludgerio, Hamilton Kabuna, Luciano Cunha (Doutrinador) entre outros. Uma das poucas iniciativas do tipo a dar certo no cenário do quadrinho fluminense, a Capa tem o objetivo de promover a cultura local através de narrativas de autores da Baixada ambientadas em sua própria realidade.

Na Capa Comics (cujo nome é inspirado na lenda local Homem da Capa Preta em referência a Tenório Cavalcanti, político local) criou personagens como Detrito, um professor que sofre um atentado e é deixado para morrer no Rio Sarapuí (Duque de Caxias), mas que devido à poluição e a rejeitos tóxicos ressurge como uma criatura monstruosa para combater criminosos. O personagem chegou a ganhar um curta de animação dublado por Ricardo Juarez, conhecido pelas vozes de personagens como Johnny Bravo e Capitão Átomo.

Carpalhau também foi o idealizador da Gibiteca Adail José de Paula, fundada em 2016 na Biblioteca Pública Leonel de Moura Brizola no Centro de Duque de Caxias que conta com acervo de mais de 2 mil títulos disponíveis para a apreciação gratuita do público.

Em abril de 2016 lançou a #Gibizeira, feira de quadrinhos independentes voltada a promover o trabalho de artistas locais (e alguns de outras partes do país), na qual eles podem vender suas obras sem qualquer custo de locação de espaço. A atração já foi realizada em diversos shoppings do Rio e  eventos literários como o LER – Salão Carioca do Livro e Bienal Internacional do Livro.

Segue abaixo uma entrevista que ele deu ao Kal J, Moon para o www.poltronapop.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Que sua dedicação e inspiração prevaleça
Excelsior!