terça-feira, 23 de abril de 2019

ALEX KURTZMAN FALA SOBRE STAR TREK.

Por Carlos Tavares


Star Trek: Discovery chegou ao final da segunda temporada. Agora Alex Kurtzman fala um pouco sobre o que tudo isso significa, já que agora se abre um território completamente inexplorado à frente. 

Kurtzman fala sobre a 3ª temporada do Discovery 

Falando com o The Hollywood Reporter, o co-criador de Star Trek: Discovery e co-showrunner Alex Kurtzman removeu qualquer dúvida sobre onde à série está indo: 

“Estamos saltando 950 anos no futuro para a terceira temporada.” 

Kurtzman falou sobre como a decisão de saltar a série para o século 33 os liberta: 

“Nós amamos brinca com o cânone. É um prazer e um privilégio. É divertido explorar cantos e recantos do universo que as pessoas ainda não exploraram completamente. Dito isto, sentimos que queríamos nos dar uma energia inteiramente nova para a terceira temporada com um novo conjunto de problemas. Estamos mais longe do que qualquer série de Jornada nas Estrelas já foi. Eu também tive experiência trabalhando nos filmes onde estávamos presos a problemas canônicos. Sabíamos como Kirk havia morrido e nos perguntamos como poderíamos colocá-lo em perigo para que parecesse real. Isso é o que nos levou a seguir um cronograma alternativo; de repente, poderíamos contar a história de uma maneira totalmente imprevisível. Esse é o mesmo processo de pensamento que nos fez saltar 950 anos no futuro. Agora estamos completamente livres de cânone e temos todo um novo universo para explorar.” 

Quando perguntado se personagens das outras séries podem aparecer, Kurtzman notou novamente que o salto no tempo coloca a série muito além do que já esteve: 

“Haverá referências canônicas para tudo o que aconteceu nas várias séries; nós não estamos apagando isso. Mas estamos tão longe desse ponto que tudo isso é uma memória muito distante. Estamos muito animados em colocar os elementos de Star Trek em um universo totalmente novo.” 

Não foram fornecidos detalhes sobre o que a tripulação da Discovery terá que enfrentar no século 33, mas ele indicou que não vai ser nada fácil: 

“Tudo o que posso dizer é que o Controle está oficialmente neutralizado, mas haverá problemas muito maiores quando chegarem ao outro lado do buraco de minhoca.” 


Kurtzman também falou sobre o universo em expansão de Star Trek que ele supervisiona, incluindo o burburinho em torno de uma série da USS Enterprise do Capitão Pike, deixando claro que eles estão cientes do interesse: 

“Os fãs foram ouvidos. Tudo é possível no universo de Jornada. Eu adorei trazer de volta essa tripulação mais do que tudo. Foi um enorme risco para nós. Uma das coisas mais gratificantes foi ver quão profundamente os fãs abraçaram Pike, Spock, Number One e a Enterprise. A idéia de contar mais histórias com eles seria uma delícia para todos nós.” 


A próxima série a ser lançado será a série Picard estrelada por Sir Patrick Stewart. No início desta semana, a CBS anunciou que mais três atores se juntaram ao elenco. Falando ao THR, Kurtzman deu uma pequena atualização sobre o status do show: 

“[A série Picard] vai ser incrível. Nós começaremos a filmar em breve. Será realmente diferente de Discovery em tom, ritmo e história. Estou muito animado com a forma como o nosso elenco se juntou. Hanelle Culpepper, nossa diretora, é incrível. Estamos muito animados porque é muito diferente. No entanto, acho que pessoas que gostaram de The Next Generation reconhecerão que isso é feito por pessoas que a amam igualmente. Será realmente interessante ver como as pessoas respondem.” 

O produtor executivo também discutiu brevemente a série da Seção 31 planejada para entrar em produção após a terceira temporada de Discovery: 

“Se você é fã de Deep Space Nine, provavelmente passou os últimos dois anos dizendo: "O que diabos eles estão fazendo com a Seção 31? Isso não é nada como a Seção 31 que conhecemos.” Isso está absolutamente correto. Em Deep Space Nine, eles não tinham insígnias ou naves. Eles são uma organização clandestina. O que você vê em Discovery e na nossa próxima série com Michelle Yeoh é como a Seção 31 se tornou essa organização e porque estava tão underground no momento em que o Deep Space Nine apareceu.” 


A showrunner de Alex Kurtzman (e co-autora do final da temporada) Michelle Paradise discutiu “Such Sweet Sorrow” com Entertainment Tonight, explicando o raciocínio por trás da solução de como sincronizar a série com o cânone: 

“Resumindo essa história e deixando claro que, devido ao perigo que o Controle apresentou, devido ao motor de esporos, devido a essa tecnologia de viajar no tempo ... Por essas razões e para impedir que qualquer entidade perigosa tentasse acessar essas coisas novamente, devemos cortar no botão. A mentira sobre isso é uma proteção para a Frota Estelar. Essa é a razão pela qual eles fazem isso e é também para ter certeza de que se a Seção 31 tiver algum design em fazer a próxima versão do Controle, que não podem deixar que novamente saia do controle - sem trocadilhos - e criar um problema similar no futuro. Foi sobre responder à história da segunda temporada, eliminando a ameaça do Controle para que nós, como espectadores, entendêssemos que o Controle foi eliminado. O objetivo desta temporada foi cuidar desse problema e nós cuidamos desse problema com sucesso. E, ao mesmo tempo, isso também nos coloca em sintonia com o cânone. “ 

Também foram fornecidos alguns antecedentes sobre sua abordagem para encerrar o arco de Spock e Burnham: 

“Nós tivemos muito trabalho em desenvolver o relacionamento de Burnham e Spock ao longo desta temporada. Sabíamos desde o começo que queríamos iniciá-los em um lugar onde eles fossem fraturados e que a jornada da temporada seria trazê-los de volta e curar as feridas entre eles. É claro que ele tem que ir para a Enterprise em algum momento, então você traz o relacionamento deles para uma conclusão satisfatória onde as mágoas do passado foram curadas e onde elas puderam ajudar, apoiar e influenciar umas às outras. Conversamos muito sobre o que Spock poderia dar a Burnham e o que Burnham poderia dar a Spock. Ao longo da temporada, vemos isso acontecer em vários episódios diferentes, levando a esse ponto culminante onde eles compartilham um com o outro as maneiras em que eles são melhores e as maneiras pelas quais eles precisam um do outro. Que eles estão bem sabendo que ela deve continuar nesta missão e ele deve retornar para a Enterprise. Estávamos tentando encontrar a melhor maneira possível de honrar o relacionamento entre irmãos e finalizá-los de maneira positiva.” 

Paradise também confirmou que quando Michael estava aconselhando Spock a procurar seu “oposto”, os escritores estavam aludindo a um personagem específico que Spock encontrará no futuro: 

“Absolutamente. Este será definitivamente James Kirk.” 

Vamos aguardar para ver o que essa terceira temporada nos reserva. As filmagens começam em julho.




Nenhum comentário: