quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Os filmes do Oscar: ADORÁVEIS MULHERES (6 indicações)


Por Ricky Nobre


O sucesso do livro Little Women (Mulherzinhas, no título brasileiro), de Louisa May Alcott, é algo verdadeiramente raro. Lançado em 1868, ele permanece conquistando, geração a geração, meninas e jovens mulheres, mesmo hoje em dia, 150 anos depois de sua publicação inicial. É também um dos livros mas obcessivamente adaptados para as telas. Teve nada menos que seis versões para o cinema (1917, 1918, 1933, 1949, 1994 e 2019) e incontáveis adaptações para a TV, entre filmes, séries, minisséries e até duas séries japonesas diferentes em anime e uma série turca adaptada para os dias atuais! Esta mais recente versão vem sendo desenvolvida desde 2010, com diversas roteiristas e diretoras trabalhando no projeto sem sucesso (deu até tempo de sair mais duas versões para a TV...). Quando Greta Gerwig, após seu sucesso com Lady Bird, foi convidada para escrever e dirigir a nova versão, o projeto finalmente desempacou. 

 
 Jo March em quatro versões.

Uma das principais características desta nova versão e das que mais se diferencia das demais adaptações é sua estrutura narrativa acronológica. Originalmente, o livro foi lançado em duas partes: a primeira narrando a juventude das quatro irmãs e a segunda, o início da idade adulta. Gerwig alterna essas linhas de tempo com constantes flashbacks, apresentado diversas situações já definidas para, posteriormente, mostrar suas origens. A princípio, o público pode se confundir um pouco com as idas e vindas e até demorar para perceber a mudança de tempo, o que é passado e o que é futuro mas, com o desenvolvimento, fica mais fácil acompanhar. Ajudando a diferenciar as épocas e refinando o tom da narrativa, Gerwig usa cores quentes e douradas no passado, uma época, mesmo com as dificuldades, mais simples e inocente, e tons azulados e frios no presente, refletindo as incertezas das personagens. Esta não foi a única escolha criativa das cores: cada irmã tem sua própria paleta de cores que compõe seus figurinos. 

 

Adoráveis Mulheres de Gerwig é uma experiência muito bela visualmente, com uma fotografia com ares de pintura clássica dos séculos XVIII e XIX. Sem qualquer arroubo moderninho estilo Maria Antonieta de Sophia Coppola, a cineasta discute a condição feminina na sociedade americana do século XIX e, com sutileza e sem discursos pobres, sua relevância hoje. Nas personalidades e destinos de cada irmã, temos a que se recusa a jogar pelas regras que foram impostas pela sociedade machista; a que tem consciência de que, nessa realidade, o casamento é uma escolha econômica consciente; e a que sonhou casar por amor, ter uma família e cuidar dos filhos. São todas escolhas válidas não apenas refletindo o que cada uma sonha para si mesma mas quais lutas cada uma está disposta a lutar e em qual intensidade. E é muito interessante como Gerwig escolhe essa abordagem que dá um olhar contemporâneo ao filme, porém mantendo uma estética clássica.

 

E a essa estética contribui muitíssimo a música de Alexandre Desplat. Não seria surpresa alguma se Gerwig tivesse textualmente pedido para que Desplat se tornasse John Williams e este o fizesse sem ressalvas. Não apenas o estilo musical e orquestral evoca Williams mas também suas escolhas de scoring, sobre como e quais cenas representar musicalmente, e tudo isso sem que se pareça uma imitação, mas sim o trabalho de um compositor maduro baseado no estilo de um mestre. O resultado é belo, romântico e adorável como o próprio filme, e Desplat cada vez mais se firma como uma das melhores coisas da música de cinema atual.

 

O elenco é perfeito, com destaque especial à Saoirse Ronan (que caminha para se tornar o alter ego recorrente de Gerwig nas telas) e Florence Pugh, cuja carreira teve uma ascensão meteórica recentemente e entrega aqui uma Amy que, se é quase tão “pirralha irritante” na juventude quanto nas versões anteriores, como adulta é determinada, firme e lúcida e Pugh a defende belissimamente.

 

Mas é no final que Gerwig tira seu ás da manga. Partindo do fato de que a autora Louisa May Alcott baseou sua protagonista Jo em si mesma, a conclusão deixa o destino amoroso da personagem deliberadamente em aberto: teria ela seguido o destino descrito no livro, ou o que a autora queria antes da imposição do editor? A forma como este final é apresentado é esperta, bela e ligeiramente irônica e fecha o filme em si mesmo de forma perfeita. E fins perfeitos são uma raridade. O trabalho de Greta Gerwig, apesar de bom, foi um tanto superestimado em Lady Bird. Aqui, ela se cresce incrivelmente como roteirista e diretora e garante que as meninas e mulheres dos próximos 20 anos terão uma bela versão de Little Women para chamar de sua.

 

COTAÇÃO: 

 
INDICAÇÕES AO OSCAR:
Melhor filme
Atriz: Saoirse Ronan
Atriz coadjuvante: Florence Pugh
Roteiro adaptado: Greta Gerwig
Música original: Alexandre Desplat
Figurino: Jacqueline Durran

ADORÁVEIS MULHERES (Little Women, 2019)
Com: Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh, Eliza Scanlen, Laura Dern, Timothée Chalamet, Chris Cooper e Meryl Streep.
Direção e roteiro: Greta Gerwig
Fotografia: Yorick Le Saux
Montagem: Nick Houy
Música: Alexandre Desplat
Direção de arte: Jess Gonchor

Nenhum comentário: