Por Ricky Nobre
Com 25 longa metragens no currículo, que vão desde romance
inglês até a vida de Cristo, budismo e mercado financeiro, Martin Scorsese
ficou marcado em brasa por seus quatro filmes sobre a máfia de tal forma que,
quando foi anunciado o projeto de O Irlandês, a reação de muitos foi: “Mas
outro???”. Porém, mesmo para aqueles cuja referência de Scorsese seja apenas os
filmes de máfia, este novo projeto não tem tanto em comum com as experiências
anteriores do cineasta no gênero. Sim, tem Robert De Niro, Joe Pesci e Harvey
Keitel de volta que, com a adição de Al Pacino, formam o dream team de filmes
de máfia para qualquer diretor. Mas tudo é diferente em O Irlandês.
Para quem está acostumado à câmera extremamente ágil e a
edição que acompanha e costura essa câmera nervosa com perfeição e que são
marcas indissociáveis de Scorsese não só em seus filmes mafiosos mas também em
outros, pode causar estranhamento a direção que foi tomada aqui. O Irlandês foi
baseado no livro de Charles Brandt I Heard You Paint Houses, que narra os
crimes que Frank Sheeran teria confessado no fim da vida, cuja veracidade foi
contestada em alguns artigos. O filme mostra sua trajetória dos 35 aos 82 anos,
graças a um processo de rejuvenescimento digital (e ligeiro envelhecimento em
algumas cenas), não apenas dele mas também de Pesci e Pacino. A técnica tem
resultados primorosos a maior parte do tempo, mas as cenas que mostram De Niro
na casa dos 30 não apenas não convencem quanto a idade como também são
esteticamente ruins. Mesmo não sendo perfeita durante todo o tempo, a escolha
da técnica dá ao filme uma unidade na interpretação e ajuda os personagens a
grudarem no espectador que os vê envelhecendo cena a cena, e ainda auxilia a
manter o público sempre atento à cronologia dentro da estrutura de flashback
utilizada.
Com 3 horas e meia de duração, é o mais longo filme da carreira
de Scorsese e ele não se utiliza de tanto tempo à toa. O filme não é lento ou
arrastado em sua totalidade. Ele começa lento e termina da mesma forma, mas a grande
parte de seu “miolo” é muito ágil e a história anda com ritmo, com coisas
acontecendo a todo instante. O olhar e estilo de direção, porém, são muito mais
comedidos. A câmera não possui arroubos. Ela é inteligente, segura e precisa
como sempre é no cinema de Scorsese, mas é sempre sóbria, movimenta-se com
parcimônia e a montagem de Thelma Schoonmaker, parceira do diretor em 24
filmes, costura takes mais longos. Para contar como a passagem de tempo e a
velhice atingem homens violentos e poderosos, Scorsese optou por uma narrativa
menos ágil e estilizada.
Talvez o grande símbolo desta escolha narrativa seja a
interpretação impecável de Joe Pesci. Famoso por seus personagens barulhentos e
exagerados, sejam cômicos ou violentos, aqui Pesci vive o chefão Bufalino de
forma impressionantemente econômica e contida. São os detalhes, nuances de voz,
de olhar, gestos mínimos que o fazem um homem realmente poderoso e assustador
num filme onde o personagem mal se levanta. E é assim que Scorsese dirige O
Irlandês. Essa economia também se vê no Sheeran de De Niro, construindo um
personagem também raro no gênero. Um soldado fiel, meticuloso e um assassino
preciso, porém frio, sem arroubos de crueldade e que apenas faz o que lhe é
ordenado da forma mais eficaz e rápida possível. Socialmente, entre superiores
e pares, ele é o cara legal, o apaziguador de conflitos. Ao defender a filha,
porém, ele é o mafioso violento clássico, e essa postura lhe custará caro.
Pacino, por outro lado, está em casa como o famosamente expansivo
Jimmy Hoffa. A história do famoso sindicalista americano insere no filme uma
visão que une campanhas presidenciais, ações em Cuba, a morte de Kennedy, o que
muitos podem ver como pura teoria conspiratória. E quando o ego indestrutível
de Hoffa se torna um empecilho para alguns, Sheeran se vê em seu pior momento e
sem saída. Scorsese também constrói um suspense incômodo, numa longa viagem de
carro onde dois homens conversam as coisas mais banais e Sheeran segue em
silêncio no banco de trás. Só ele e o público sabem exatamente o que vai
acontecer. É a sequência mais lenta do filme, e o objetivo é justamente o de
criar a agonia da espera de um momento que nem Sheeran queria que acontecesse.
De todos os filmes de máfia de Scorsese, é o que menos traz
a impressão de glamorização e celebração do crime e da violência. A melancolia
da parte final do filme nos traz uma sensação rara no gênero. Enquanto o
destino da esmagadora maioria de seus pares foi a morte violenta, Sheeran goza
de longa vida, porém solitária e repleta de arrependimentos, alguns que ele
sequer ainda conseguiu compreender. Viveu ao lado de poderosos, presenciou e
viveu momentos decisivos na história do país, mas tornou-se uma relíquia
desconhecida para jovens que sequer sabem quem foi Jimmy Hoffa. Suas escolhas
custaram uma parte preciosa de sua alma. “Quem dá um telefonema daqueles?”,
murmura Sheeran para o padre.
Muito provavelmente, Scorsese não conseguiria lançar um
filme com duração tão longa se não fosse produzido pela gigante do streaming
Netflix, uma vez que não há o empecilho dos donos de cinema rejeitarem filmes
que permitam apenas poucas sessões diárias. Por outro lado, a possibilidade de
se interromper um filme por diversas vezes ao se ver em casa, gerou por partes
de críticos e do próprio Scorcese a sugestão de que assistissem O Irlandês na
maior tela possível, evitando ver no celular e, se possível, sem interrupções. Scorsese é um dos cineastas de sua geração que nunca escondeu sua antipatia
pela atuação de empresas de streaming como produtoras de conteúdo e,
principalmente, a participação de suas produções em premiações e festivais. Mas
a Netflix foi a única disposta a arcar com o gigantesco orçamento de 160
milhões de dólares para um filme de máfia, uma vez que os efeitos de
rejuvenescimento foram caríssimos. Agora aqui está seu filme concorrendo a 10
Oscars. Apesar dos terraplanistas, o mundo permanece redondo.
COTAÇÃO:
INDICAÇÕES AO OSCAR:
Melhor filmeDiretor: Martin Scorsese
Ator coadjuvante: Al Pacino
Ator coadjuvante: Joe Pesci
Roteiro adaptado: Steven Zaillian
Fotografia: Rodrigo Pietro
Montagem: Thelma Schoonmaker
Efeitos visuais: Pablo Helman, Leandro Estebecorena, Stephane Grabli, e Nelson Sepulveda
Figurino: Sandy Powell e Christopher Peterson
Direção de arte: Bob Shaw e Regina Graves
O IRLANDÊS (The Irishman, 2019)
Com: Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci, Harvey Keitel, Ray Romano, Anna Paquin e Stephen Graham
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Steven Zaillian
Fotografia: Rodrigo Pietro
Montagem: Thelma Schoonmaker
Música: Robbie Robertson
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