terça-feira, 11 de janeiro de 2011

HOMENAGEM AO DUBLADOR WALDIR DE OLIVEIRA (O Sr. Spacely)

por Renato Rodrigues
Faleceu, vítima de pneumonia, neste 1º de janeiro, o dublador Waldir de Oliveira ao 85 anos. Ele vivia atualmente no Rio de Janeiro.

Waldir começou a carreira em rádio e 1956, ganhou o prêmio Roquete Pinto pelo trabalho realizado em Os Flintstones onde escalou as vozes, traduziu e dirigiu a 1ª Temporada. Foi também a voz mais frequente do sr. Pedregulho.

Entre seus trabalhos mais lembrados está o Sr. Spacely (Os Jetsons), Ming o impiedoso (Defensores da Terra), o Capitão Boone (Rin-Tin-Tin), o Zé Jacaré (O Pica-Pau), o Arthur Grossman (CHiP's), Stockwell (Esquadrão Classe A) e o ator Glen Ford (Superman I - primeira dublagem) entre outros.

Um dos momentos que ele mostrou grande versatilidade foi no longa Os Flintstones encontram os Jetsons onde ele faz o sr. Pedregulho e sr. Spacely no mesmo desenho sem que você chegue a perceber que é o mesmo profissional. Coisa de gênio!

Mesmo aposentado da dublagem desde 2008, fez participações em Futurama, As Aventuras de Jackie Chan e Bob Esponja (como Mexilhãozinho).

Mais um amigo que nos fez companhia a vida toda (ele na telinha e nós em frente dela, nos divertindo com seu talento). Nossos agradecimentos eternos!


JETSOOOOOONNN!!!!

Nenhum comentário: