quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

TODOS PRECISAM DE AJUDA

por Eddie Van Feu

A coisa continua muito complicada na região serrana do Rio. Animais perdidos procuram por suas casas e donos, e muitos não serão encontrados, dada a proporção da maior tragédia natural que já aconteceu no Brasil. Leão, o vira-latinha amarelo da foto, ficou ao menos dois dias ao lado do túmulo de sua dona, em Teresópolis, cavando para encontrá-la. Há ongs ajudando, mas elas também precisam de ajuda. Itaipava e Teresópolis são sede de três protetores.



Itaipava: GAPPA
Teresópolis: Abrigo da Serra e Bebete Filpi

Tive a honra de entrevistar Bebete Filpi há alguns anos e nunca vi ninguém tão dedicado. Todos sofreram grandes danos, todos perderam animais. A tragédia é semelhante para todos: muros arrastados, canis destruídos, animais mortos e feridos, alguns em estado bem grave. O acesso é difícil. A mídia só informa os problemas enfrentados pelos humanos. Somente hoje mostraram uma senhora sendo resgatada com o cãozinho no colo e o animal sendo arrastado pela correnteza. E essa cena me tirou o sono, pois imagino a dor dessa senhora que minutos antes chorava abraçada aos seus cães no terraço de sua casa, arrastada logo depois.


Seguem os dados disponíveis dos Protetores da Região:

Bebete Filpi
Mais de 500 animais, entre cães, gatos e outros animais... o muro do canil está caindo, e o rio passa ao lado. Se este muro cair, mais cães irão morrer.

Maria Elizabete L. Filpi
Banco Itaú 341
Agência 7037
C/C 01416-9
CPF: 402.923.807-63

GAPPA – Itaipava
O Lar Provisório que possuímos no Vale do Cuiabá foi invadido pelas águas e muita lama, o que, infelizmente, resultou na perda de muitos animais que ali se recuperavam ou aguardavam adoção. E pior, ficará sem poder ser utilizado por muito tempo, tão grandes foram os estragos.
Postamos no YouTube um video mostrando um pouco da situação na ponte que dá acesso à nossa casa, pouco depois das águas baixarem.

O link é: http://www.youtube. com/watch? v=RZE1lOTeTLQ
Carlos Eduardo da Cunha Pereira
Coordenador de Atividades
GAPA-MA
www.gapaitaipava. org.br



Abrigo da Serra
Os canis foram destruídos pela chuva e pelo vento, e muitos animais ficaram gravemente machucados...alguns estão com cortes muito profundos e estão gritando de dor... Provavelmente estão com traumatismo.

Eliane T. M. Leão (tel: 21-9533.2956)
BaNco do Brasil
Ag. 0741-2
Conta Corrente: 39911-6

Cristiane Gonçalves da Silva - Veterinária responsável - Clínica Meu Xodó (tel: 21- 2644.4253)
Banco do Brasil
Ag. 0741-2
Conta Corrente: 33437-5




Como ajudar

A Coordenadoria do Bem Animal de Nova Friburgo, em parceria com a ONG (organização não governamental) Instituto Univida de Proteção Animal, está disponibilizando uma conta e contatos para doações que serão revertidas para alimentação e todos os cuidados que forem necessários para o atendimento dos animais desabrigados .

A conta do instituto é no banco Itaú, agência 6542 número 06841-3.


A Organização Mundial de Proteção Animal (sigla em inglês WSPA) também enviou profissionais para a região serrana para ajudar os bichinhos que também sofrem com a tragédia. Além disso a organização também capta recursos para ajudar.

Todos os recursos serão empregados na prestação de socorro e prevenção de doenças dos animais.

Quem quiser doar alimento (ração para cães e gatos) e medicamentos veterinários, pode ver abaixo os endereços para entrega na própria região atingida. A WSPA também fez contato com alguns parceiros para apoio à campanha e conseguiu doações de um lote de vacinas para prevenção da raiva e leptospirose, que serão encaminhadas para uma clínica veterinária parceira na região de Itaipava. Uma fabricante de ração também conseguiu a doação de uma tonelada de ração para cães e gatos.



A WSPA coordena essa ação em apoio aos animais, junto às seguintes ONGs afiliadas: a Defensores dos Animais (Rio de Janeiro), o Gapa (Itaipava) e a AnimaVida (Petrópolis), a Combina (Nova Friburgo) e SOS Animal (Teresópolis), que estão se mobilizando regionalmente.

A conta da organização está com o nome Defensores dos Animais e com CNPJ 04.363.242/0001-09, no banco Bradesco na agência 0279-8 número 172813-0.




Veja os endereços onde fazer doações:

Clínica Bicharada - estrada União Indústria, 10661, Itaipava/ Petrópolis (RJ) – CEP 25750-225

ONG Combina (Companhia dos Bichos e da Natureza) - rua José Eugênio Muller, 36, Centro – CEP: 28610-010 – Nova Friburgo

Armazém do Gemmal - estrada União e Indústria, 10.733, Itaipava – CEP 25750-225
Telefone 0/xx/24/ 2222-0298.

SOS 4 Patas - Centro de Proteção de Defesa dos Animais de Resende - avenida Projetada, número 578, Toyota 2 – Resende - CEP 27511-970 telefone 0/xx/24/ 3360-8070

SOS Animal - rua Silvio Romero, 40 – Golf (em frente ao Hotel Alpina) – Teresópolis
com Rosane Forli telefone 0/xx/21/87870872 ou 3641-0872

Defensores dos Animais - rua Doutor Manoel Cotrim, número 61, Riachuelo (RJ), CEP 20961-040 telefone 0/xx/21/2582-6646

Postos de esterilização no Rio da SEPDA (Secretaria de Promoção e Defesa Animal) receberão doações:

Bonsucesso - avenida Brasil, esquina com a rua Teixeira Ribeiro (passarela 9).
Centro - Campo de Santana - Praça da República, s/nº.
Coelho Neto - praça Virgínia Cidade (próximo à estação Coelho Neto do Metrô).
Guaratiba- fazenda Modelo - estrada do Mato Alto, 5620 (ao lado do Posto de Saúde Maia Bittencourt)

Jacarepaguá - praça Seca (em frente ao banco HSBC)

Largo do Machado- em frente à cabine da Polícia Militar, próximo à estação do Metrô

Realengo - praça Padre Miguel (paralela à avenida Santa Cruz, em frente à igreja Nossa Senhora da Conceição)

Vicente de Carvalho - largo de Vicente de Carvalho - avenida Pastor Martin Luther King Júnior (próximo ao Metrô).

As doações também poderão ser feitas no Centro de Controle de Zoonoses no largo do Bodegão, 150 em Santa Cruz.

3 comentários:

Helena disse...

Oi Eddie, tbm estou muito triste por conta de tudo isso, chuvas, perdas, animais. Tenho ajudado a ONG da Evandra, que tbm está em apuros por causa das chuvas.
Mas a situação dos animais aí no Rio é algo de desesperador.
Hoje mesmo estarei fazendo alguns depositos, o valor é pouco, perto do quanto eles precisam, mas é como vc sempre diz...se cada um der um pouco, acaba virando muito.
Beijos em seu Coração!

Eddie disse...

Agradecemos todos nós aqui, Helena! Também estou fazendo minhas doações e, se encontrar os contatos das ongs, irei como voluntária para as regiões atingidas a partir da semana que vem, em apoio aos animais e suas famílias.

Anônimo disse...

Por favor ,meu basset porte pequeno marrom claro olhos amarelados chamado CHICO se perdeu em Nogueira fui informada que uma das ongs de vcs o recuperou por favor quero mandar uma foto dele e saber se esta ai com alguem tem 6 anos esta com uma das orelhas com um corte de uma briga antiga de gato por favor entrem em contato aamellofranco@gmail anaameli_mellofranco@yahoo.com.br