terça-feira, 16 de agosto de 2011

Crítica: LANTERNA VERDE


No dia mais claro, na noite mais densa. Retirem esse filme da minha presença
por Carlos Tavares
Sou leitor de HQ a muitos anos e sempre gostei dos heróis que quase ninguém gosta. Enquanto todos preferem o Wolverine, eu sempre gostei do Colossus e do Ciclope (morto no terceiro longa para o cinema só porque ele resolveu dar uma mãozinha para o retorno do Superman). Enquanto a maioria preferia o Thor ou o Homem de Ferro, eu sempre preferi o Visão. Na Liga da Justiça não foi diferente. Enquanto todos preferem a trindade divina (Superman-Batman-Mulher Maravilha) eu sou fã incondicional do Lanterna Verde. De todos, mas em especial do Lanterna Hal Jordan.

O filme foi anunciado. Esperei anciosamente pela personificação do herói na tela grande. Esperei com medo, mas como dizem os Lanternas Azuis: “Tudo ficará bem”... Mas não ficou.

Ryan Reynolds ficou bem no papel, afinal o personagem não possui nenhuma personalidade complexa. Mas o filme em si decepcionou. Tem os seus momentos, mas nada que salve o conjunto da obra.


Um amigo me disse uma vez que os filmes não são feitos só para os fãs, mas também para o publico em geral. Eu, fã, particularmente acho ridículo desrespeitar os mesmos fãs que tornaram possível levar o personagem ou o grupo para o cinema. Ridículo e desnecessário. Quem não conhece nada do Lanterna Verde vai gostar do filme como uma diversão pura e simples, agora quem esperava ver a velha luva de boxe e o bom bastão de basebol saindo do anel... Esquece.
Quem sabe que Parallax é uma das nove entidades (no caso a Entidade do Medo)... Esquece!
Quem espera ver toda a história por trás da morte de Abin Sur, que abre caminho para a Guerra das Luzes... Esquece!
Quem conhece a origem do anel amarelo? Esquece.

É melhor esquecer a porra toda pois o assassinato a mitologia do herói é tanta que quase fui recrutado por um anel vermelho da Ódio. Um personagem com tantas histórias ricas (ainda mais atualmente) para serem adaptadas para o cinema e eles conseguem fazer o mais difícil, estragar tudo!! Gostaria de saber o que o Geoff Johns achou desse filme.
Gostaria de saber por que a Marvel respeita seus fãs e acertam em seus filmes e a DC não consegue.
Gostaria que o filme do Lanterna fosse tão bom quanto o Batman do Nolan ou o Superman do Donner.
Gostaria... Gostaria...

Bom chega de reclamar. Se me perguntarem qual é a nota que dou ao filme? Eu direi que foi a mesma que eu dei para Superman IV, Batman Forever, Batman & Robin, Mulher Gato...

Qual a nota? Cara, nem lembro!!!
E que venha o reboot!!!!




Podia melhorar? Quem sabe transformar num musical: O Glee Lantern

2 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Carlos, a dor que corrói teu sangue verde encontra eco.

Quem sabe um filme sobre os Supergêmeos se sai melhor. Aliás, são uma dupla quase inexplorada pelo cinema... Se é que já apareceram em algum filme.

Ricky Nobre disse...

Gargalhei horrores com a frase de abertura! Aí parei e pensei:"Tá rindo de quê, ô palhaço?"

Mais uma oportunidade desperdiçada. Quase lamento pelo terceiro Batman de Nolan, porque sabemos que será o fim da DC no cinema.

"Mas e o Superman do Snyder?", você pergunta. Eu só acredito que vai prestar vendo!!!