segunda-feira, 22 de agosto de 2011

POR QUE O PILOTO DA MULHER MARAVILHA NÃO DEU CERTO?


por Renato Rodrigues
Assisti ontem o piloto recusado do seriado da Mulher Maravilha já esperando uma bomba pelo alarde que teve na mídia especializada e todas as críticas envolvidas e confesso que foram 40 agradáveis minutos de aventura descompromissada (com as devidas restrições orçamentárias de uma série de TV de médio porte). Só relebrando, a série foi criado por David E. Kelley (de Ally McBealO Desafio e Justiça sem Limites) e negado pelo canal NBC por "não se encaixar" com as outras séries que eles estavam planejando.

A trama (sem revelar nenhum spoiler): Diana Themyscyra é uma empresária que também combate o crime como a MM e isso não é segredo. Ela ainda tem uma terceira identidade (Diana Prince), esta sim secreta, que usa para relaxar e tentar levar uma vida normal. No pouco mostrado não fica bem claro se ela tem mesmo super poderes ou é apenas uma atleta super-treinada/ninja/Xena/Nikita com roupa colorida.

Como era um piloto de série tendemos a relevar os erros e furos a não ser que comprometam demais a trama principal. E a trama (se um dia tiverem a oportunidade de ver) não é nada complexa. Simples e enxuta (até demais para os padrõs rebuscados de hoje) mas nada abaixo de qualquer episódio de Smallville.

Então mais uma vez a pergunta que não quer calar. Por que puxaram ao tapete da série tão cedo?

Só posso conjecturar (ou chutar sem nenhuma noção como sempre) que faltou algum tipo de apelo comercial. A série procura passar uma visão adulta (apesar do tema super-heróico) mas não tem a maturidade nem diálogos bem escritos que se esperam de uma série atual. As ações de Diana não passam impunes, a justiça vive no pé dela por seus atos como vigilante uniformizada (algo que poderia ser muito bem explorado no futuro já que Kelley é o rei das séries de tribunal) mas faltou um ponto de virada forte. A vilã (que parece muito malandra no início) dá um mole danado no final revelando um plano meio bobo.

A Eddie apontou algo fútil mas pertinente: Tem muita mulher bonita, como a protagonista Adrianne Palicki, sua amiga Etta Candy e a vilã Liz Hurley mas os homens estavam fracos de feição. Faltou um "filtro Smallville" para pegar a mulherada. E se você é mulher e não assistia Smallville só para ver o Tom Welling está mentindo!!!

Em resumo, o piloto pecou por mostrar uma série sem um público definido. Não é jovem, não é adulta, não teve efeitos (como o primeiro episódio de Smallville com meteoros, nave caindo e explosões) mas nada que não pudesse ser regravado e melhorado. Para mim a Mulher Maravilha sucumbiu mesmo foi a má vontade, a grande Kryptonita da TV.
PS: E a Adrianne Palicki é muito bôoouoa!

3 comentários:

Eddie disse...

Concordo com tudo. Faltou um monte de coisas, mas a "Mávon", quando impera, é implacável! Agora, também achei imperdoável da parte do Kelley entregar um piloto tão mais ou menos. Como fã da MM, eu relevei tudo e daria mais chances. Mas se fosse outra heroína, a Mulher-Pantera, A Mulher-Super-Poderosa, ou qualquer outra, eu acho que nem teria terminado o episódio. A Adrianne Palicki é linda e me convenceu, apesar da total falta de texto pra ela (e pra qualquer um), mas não tive nenhum incentivo masculino pra continuar vendo mesmo. O que me deixa triste? Uma personagem como essa, fácil de trabalhar, importante na mitologia ocidental, vai de novo pra gaveta. E nossa última referência de heroína em mídia moderna ainda é Xena!

Nanael Soubaim disse...

Acredito que está aí a armadilha, ela é fácil de trabalhar. Talvez por isso tenham negligenciado.
Quem sabe algum productor fã da amazona já esteja preparando um desagravo.

shoryu disse...

Como na maioria de séries e filmes baseados em heróis,o "herói" é rebaixado em prol de sua identidade secreta e seus ramas existênciais,entenda isso como um acordo tácito entre atores e produtores de valorizar as qualidades dos atores,se observarem em todos os filmes de heróis mascarados,eles perdem,tiram,rasgam ou algo gênero nas cenas finais,(valoriza o atore seus dotes?não sei)mas averdade é que produtores nã criam nada para os fãs,que eles não enxergam como milhares,querem abarcar todas as classes de expectadores ao mesmo tempo,e o que vemos?uma salada de herói que dificilmente se engole,poucas séries ja deram certo apesar deste sistema,como flash,smallville e...capitão marvel?devo salientar que smalville é sucesso entre os fãs porque superman não usa mascara,comprovando o que digo ai vai uma lista de filmes que o heroi perde,tira,destransforma,rasga seu lado heroi e vemos a face do ator:homem-aranha,batman,hulk,capitão america,demolidor,o sombra e outros,soma-se a isses problemas uma total falta de criatividade dos roteiristas que embarcam sempre em fôrmulas chavão,repetitivas e conhecidas por todos,por sorte há raridades,como Dylan Dog,Hellboy,batman dark knighty,etcfica a dica.