quinta-feira, 18 de agosto de 2011

LOBOTECA: Rapidinha do Fantasticon


por Renato Rodrigues
Rapidinha foi a nossa passagem pelo evento de literatura fantástica mais importante do ano de São Paulo. Como estávamos organizando um evento medieval ali no mesmo bairro (o Avalon), não pudemos, eu e Eddie Van Feu, ficar o dia todo. Ficamos apenas por uma hora e meia da tarde de sábado, mas já deu para ter uma idéia do geral.

Demos uma rodada pelo salão (Cheio pra caramba), nos apresentamos para algumas das blogueiras que só tínhamos contato pela Internet, vimos muita gente bacana caracterizada de Steampunk (aquele gênero retrô-futurista) e conhecemos a Michelle, organizadora da livraria Moonshadows, única credenciada a vender os livros do evento. E como vendia! Depois viramos abóbora e voltamos para o Avalon.

Steampunks unidos!
Como foi? O local já está ficando apertado para tanta gente, isso é uma opinião dada repetidamente pelos profissionais que ali estiveram. Aliás, a impressão é que tinham mais profissionais da área (entre escritores, agentes, jornalistas e blogueiros) do que leitores. Não havia praça de alimentação e nem lanchonetes próximas e eu imagino que lá pelo meio dia os roncos das barrigas deviam estar “fantásticos”. Só as traças deve ter almoçado naquela biblioteca.

“Pô, Renato, tu ficou lá só uma hora e meia, SUA OPINIÃO FEDE!!!”. Concordo, por isso tive que perguntar aos amigos que ali estiveram como foi. A ilustradora Carolina Mylius conseguiu ir nos dois dias e pôde travar mais contatos interessantes com os autores e também encher a sacola de livros novos.
“Para mim foi bom porque eu fui com o objetivo de fazer contatos e consegui. Mas achei que não tiveram muita consideração com os autores. (...) Os leitores não tinham como encontrar seus autores porque nem era anunciada a sessão de autógrafos. E nem mesmo as palestras eram anunciadas... o público tinha que ter visto antes a programação para saber.” – disse Carol.
Two and a Half Women. Nosso amigo Michael Shahin, a ilustradora Carolina Mylius e "meia" Eddie Van Feu no salão
Um dos saldos é que o evento está crescendo e precisa se adaptar ao seu tamanho e público. Mesmo assim, agradecemos o convite da organização, valeu a pena vir do Rio para fazer parte dessa festa. Pena que perdemos as palestras com os convidados. Palestras que tinham até senha por conta da grande procura, ou seja, EXISTE PÚBLICO para esse tipo de leitura no país! A-le-lu-ia! Como ferramenta de promoção esse tipo de evento parece ter muita força. Seria muito bom ter um desses aqui no Rio. Bom, não, seria fantástico!!!

Salão cheio de gente bacana! Ano que vem quero ir de novo!


Nenhum comentário: