domingo, 23 de dezembro de 2018

HQ REVELA QUEM É O PAI DE DARTH VADER.


Por Carlos Tavares

ATENÇÃO: O artigo a seguir contém os principais spoilers de Darth Vader # 25. 

Na mitologia de Star Wars, o conceito do Escolhido sempre foi muito controverso. Várias pessoas apareceram dispostas a utilizar o manto, de Luke Skywalker a Rey, mas como todos sabemos, essa história se originou com o jovem Anakin Skywalker em Tattooine. 

A comparação com o messias, à la cristianismo, era evidente, já que sua mãe, Shmi, experimentou uma gravidez virgem, imaculadamente concebendo o menino sem um pai. Claro, ele se voltaria para o Lado Negro e se tornaria Darth Vader, mas as circunstâncias de seu nascimento tem sido um mistério que os fãs têm debatido desde 1999, quando do lançamento de A Ameaça Fantasma. A última edição da atual fase de Darth Vader na Marvel, no entanto, finalmente lança uma luz sobre quem exatamente é o "pai" de Anakin, e é um rosto muito familiar. 

Quando soubemos que Darth Plagueis, também conhecido como "O Sábio", em A Vingança dos Sith, poderia manipular os midichlorians (a força vital do universo) para controlar a vida e a morte, e que foi isto que atraiu Anakin para o Lado Negro, pois tal talento poderia permitir que alguém curasse e até mesmo ressuscitasse pessoas. Desde então, a especulação foi que Plagueis usou a Força para manipular os midichlorians e engravidar Shmi anos depois, criando o Escolhido - não para ser um salvador, mas um destruidor. 

Em vez de trazer equilíbrio para a Força, os teóricos da conspiração acreditavam que Anakin foi misticamente projetado para inclinar a balança de poder dos Jedi para a Ordem Sith. Em Darth Vader # 25, vemos agora quanta credibilidade isso teve, embora o mestre manipulador não tenha sido Plagueis, mas o próprio Palpatine


Enquanto Vader atravessa um portal para a vida após a morte em Mustafar, ele conhece fantasmas antigos, revivendo o passado, presente e futuro. Ele percorre a vida como um jovem Anakin novamente e, em seguida, viaja através de experiências significativas e alteradoras de vida como os Jedi que caíram em desgraça. Ao revisitar seus primeiros dias, porém, ele vê Shmi, e a pessoa que está manipulando sua gravidez é Palpatine, com um sorriso sinistro no rosto. 


Agora, nós poderíamos atribuir isso ao Lado Negro da Força jogando com a mente de Vader, porque ele sabe que Palpatine o vê como uma arma, mas neste reino, enquanto ele atravessa espaço e tempo, vemos claramente que todo incidente aconteceu. Isso não é um sonho, é um lugar de fato e na história, pois testemunhamos as experiências de Vader em todos os filmes de Star Wars e nas várias séries animadas. Na verdade, ele até perfura o véu do futuro, deixando uma filosofia para Kylo Ren "matar o passado" e se juntar ao Lado Negro. 

Então, é lógico que o que ele está vendo são de fato as circunstâncias que levaram Shmi a engravidar, e também confirma quanto tempo Palpatine vem monitorando-o, usando-o como um peão. Desde que Qui-Gon Jinn trouxe o garoto para Coruscant para o treinar, o futuro Imperador assumiu um interesse nele fora do normal. Agora tudo faz sentido, porque Palpatine soube imediatamente que este era o instrumento de destruição que ele semeou a milhares de quilômetros de distância, através da galáxia. 

Isso tudo é confirmado quando Vader encontra os espectros de Palpatine e Obi-Wan Kenobi na vida após a morte. Uma voz sussurra para Vader: "Eu sou seu pai", enquanto ele olha para os dois homens. sabemos que Obi-Wan não é o pai, mas no fundo, Vader reconhece que ele tem sido mais uma figura paterna para ele do que o vilão que ajudou a criá-lo. Não é por acaso que eles estão juntos, em pé ao lado um do outro, finalmente respondendo à pergunta que os fãs pediram por quase duas décadas. Ele pode não ter sido seu pai físico, mas Palpatine desencadeou os eventos para que Anakin se levantasse como Vader.

A HQ faz parte do cânone oficial de Star Wars, então podemos afirmar que o pai de Vader é Palpatine.

Nenhum comentário: