sábado, 15 de dezembro de 2018

OS 40 ANOS DE SUPERMAN - O FILME.


Por Carlos Tavares

O primeiro filme do Homem de Aço estreou em dezembro de 1978 e marcou pra sempre o que vemos até hoje. 

"Superman representa um amigo. Todo mundo precisa ter ao lado alguém com grande força e sempre vigilante; ... Precisa de um amigo. Estamos em um momento em que temos medo de ter contato com o outro, onde nós não sabemos quem são nossos vizinhos, onde a tecnologia nos domina e vivemos com medo, o coração do Superman nos da a sensação de amor genuíno e nos diz que ele sempre será seu amigo ". Em uma entrevista em 1987, Christopher Reeve definiu o espírito filosófico que permeou o personagem que o tornou famoso. Empático, gentil, bom, nobre, ético, carinhoso, carismático, sofredor e sacrificado, um super-herói que veio de outro planeta e que redefiniu qualquer história que fosse vista mais tarde. Superman, de 1978, completou quatro décadas e seus fragmentos continuam a reverberar no presente como no primeiro dia de sua estréia. 


Produzido por Alexander e Ilya Salkind e dirigido por Richard Donner, Superman foi um sucesso desde 10 de dezembro de 1978, o dia em que foi visto pela primeira vez em um cinema. De acordo com o Box Office Mojo, ele arrecadou 514 milhões de dólares (ajustados pela inflação) ao longo de sua história, com um orçamento de 55 milhões, um número alto para a época. Um dos maiores custos foram os cachês dos três atores principais: Marlon Brando (Jor-el), Gene Hackman (Lex Luthor) e Glenn Ford (Jonathan Kent). 

Brando foi quem trouxe mais dor de cabeça para a produção e para seus companheiros. Em uma entrevista de 1982 com David Letterman, Reeve disse que não havia comunicação direta entre o elenco e o homem que interpretou Jor-el, o pai biológico do Super-Homem. "Não foi empolgante trabalhar com ele porque ele não se importou com nada, ele levou os milhões que conseguiu e fugiu, ele poderia ter sido um verdadeiro líder para aqueles de nós que estavam lá", disse o protagonista. 

A chegada do diretor ao filme teve a ver com sua produção anterior. Donner veio após fazer The Prophecy, que foi muito bem sucedido. 

A história entre os Salkind e o diretor terminou muito mal. Donner filmou Superman e Superman II ao mesmo tempo. De acordo com o IMDB completou 75% do filme, mas Salkind teve tantas faíscas com o diretor que ele acabou demitido. Foi Richard Lester quem terminou a sequência. 

É óbvio, mas deve ser dito: o filme foi inspirado no desenho animado da DC Comics. Salkind gostava de quadrinhos e, portanto, a intenção de lançá-lo em 1978, 40 anos depois de ser lançada a primeira HQ onde Superman aparecia em junho de 1938. A nostalgia funcionou e o filme foi um sucesso de público em dezembro daquele ano. 


"Um dia, ao andar por Paris, vi que havia um filme sobre o Zorro. Isso me deu uma idéia que seria bom fazer um filme baseado em um desenho animado. Eu tinha lido Superman quando criança e, de alguma forma, surgiu a idéia ", disse o produtor, que agora tem 71 anos, em entrevista à Fox News. 

Superman significou uma mudança de paradigma nos filmes de super-heróis que ocorreu em paralelo à saga Star Wars, lançada um ano antes. As duas franquias originais têm uma coisa em comum: a música de John Williams. O tema do filme é tão identificável quanto o tema de abertura de Star Wars, causando até certa confusão pela semelhança. 

Os efeitos especiais projetados para Superman foram fundamentais. A abertura com as letras que saem de um lado da tela e cruzam o espaço infinito marcou quem viu nos anos 80. Mas o incrível para o cinema da época é a maneira como o Homem de aço voa. Esse realismo deveu-se ao especialista iugoslavo Zoran Perisic, que inventou um sistema chamado "Processo Zoptic" sob o qual Reeve pode ser localizado em relação ao contexto circundante para poder ampliar e diminuir o zoom e parecer voar de forma convincente até nos dias de hoje. 


Enquanto o elenco era liderado por Brando e Hackman, foi Reeve quem colocou tudo em seu ombro. Ao longo de quatro filmes, ele tocou o Superman da mesma forma, além das dificuldades de produção dos outros filmes, especialmente o terceiro e o quarto. Mas ele teve um destino trágico: em 1995 ele caiu de um cavalo e tornou-se tetraplégico. Ele morreu em 2004. 


A namorada / colega de trabalho de Superman era Lois Lane. Margot Kidder assumiu o papel de mulher corajosa, feminista, esmagadora, mas também sensível, delicada e solitária. Depois de tocar o céu com as mãos no filme, a atriz convulsionou por anos: ela sofreu ataques de pânico, foi diagnosticada com transtorno bipolar e até viveu na rua nos meados dos anos 90. Em 13 de maio deste ano, ela foi encontrada morta em sua casa em Livingston, Montana. "Foi o resultado de uma overdose auto-infligida de drogas e álcool", disse a Justiça, isto é, ela cometeu suicídio. 

Superman é o avô dos super-heróis. Muito além da rivalidade entre a DC e a Marvel, pois sem o sucesso do Superman nos filmes, nenhum outro herói teria triunfado nas telonas: nem Batman, nem Homem de Ferro, nem X-Men, nem Aquaman, nem Pantera Negra, nem os Vingadores. 

O próprio Kevin Feige chefão do Marvel Studios, disse que “Não tenho medo de falar que eu acho que ‘Superman’, de Richard Donner, ainda é o grande paradigma que todos nós devemos seguir. Está tudo lá.” 


Há uma razão para se entender tudo isso: como Christopher Reeve disse, "ele é o amigo que todos nós precisamos."

Nenhum comentário: