segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

O NOVO VILÃO DA MARVEL



Por Gabriel Maia
Em Guerra Civil II tivemos a Capitã Marvel, e seu time, lutando contra o Homem de Ferro, e seu pessoal. Novamente Tony está no centro de uma grande divisão heróica, mas desta vez ele opta pelo lado mais sensato. A briga é pelo inumano Ulysses que pode prever o futuro e começa a ajudar os heróis a evitarem muitos problemas, porém, a Capitã Marvel começa a se tornar obcecada com “evitar tragédias” e começa a se atrapalhar ocasionando outras tragédias, sem falar que, a medida em que os poderes de Ulysses aumentam, ele passa a prever várias linhas temporais, ou seja, não necessariamente do futuro da linha temporal onde eles estão.
Ulysses começa vendo o futuro de uma linha temporal, e acaba podendo ver os vários futuros possíveis sem saber qual é o que ele está.

A briga se estende de uma forma que Bruce Banner acaba sendo morto pelo Gavião Arqueiro a pedido do próprio Bruce caso o Hulk tivesse risco de sair do controle.

Porém, é aí onde entra o novo Hulk.
É conhecido o poder de regeneração do Hulk, mas agora o gigante esmeralda vai demonstrar algo surpreendente: o Hulk não pode morrer. Ele volta desta “morte” regenerando os tecidos, e demonstra que pode se regenerar até mesmo após ser feito em pedaços e tendo suas partes separadas. Ele mostra nível de controle sobre as partes ainda separadas e as reúne.

Além disso ele pode absorver grandes quantidades de radiação, podendo aumentar seu poder, realmente, sem limites.
Mas essas duas não são as únicas novidades sobre o personagem. O Hulk passa a exibir um descontrole que nunca exibiu antes, ele mistura insanidade e crueldade com inteligência. Este parece ser, inclusive, o início de uma versão sua conhecida como o Maestro, que aparece no especial “Futuro imperfeito”.
O Hulk é o personagem criado para mostrar nosso lado mais primitivo, mais sombrio e descontrolado da humanidade, ele é nosso lado bruto e irracional. Mas agora ele representa também o lado insano e cruel do homem.
Este arco de Guerra civil II joga na mesa alguns pontos a se discutir, um deles é a ideia de prever o futuro. Algumas pessoas acham que o futuro é uma linha imutável e, ao prevê-lo só irá ver algo que não há como fugir. Outras acreditam que é possível mudar.
Entretanto, a ciência diz que as várias linhas temporais são os vários universos possíveis em pleno andamento e ver o futuro não necessariamente induz que seja o nosso futuro, porém, interferir no andamento dos acontecimentos pode fazer-nos caminhar a determinado futuro.
Confuso?
Pensemos assim: o Hulk estava sob controle de Banner. Ulysses viu uma cena onde um Hulk descontrolado destruía todos os heróis.

Até aquele momento o Hulk estava controlado e tinha um currículo... razoável de ajuda aos heróis sendo um incompreendido. Se Bruce tivesse sido deixado em paz era possível que isso continuasse assim. O Hulk continuaria estando sob controle sendo uma boa ajuda esporádica. Ao interferir nisso, tentando matar Banner, surgiu exatamente o Hulk descontrolado que temiam.
Muitas vezes criamos o futuro que tentamos evitar, não por ser um caminho imutável, mas por serem linhas temporais possíveis e lidar com elas é mais complexo do que parece.

É comum termos personagens que se descontrolam, ou seguem um caminho não muito bom, e depois se arrependem vindo ao caminho da redenção, mas as atitudes do novo Hulk, incluindo o canibalismo, tornam ele um possível grande inimigo dos heróis.
Quem antes era um incompreendido e depois se tornou herói, agora é um inimigo que representa uma ameaça sem limites.


Nenhum comentário: