quarta-feira, 17 de junho de 2020

Cinema Retrô - A Profecia

Por Anny Lucard


O filme 'A Profecia' (The Omen, 1976), com direção de Richard Donner e roteiro escrito por David Seltzer, é estrelado por uma lenda do cinema mundial, o ator Gregory Peck.

A trama de terror, com conteúdo sobrenatural, gira em torno do conturbado nascimento de Damien (Harvey Stephens), envolto pela sombra da mitologia cristão sobre o apocalipse e a vinda do anti-cristo a Terra.


Por conta da mitologia cristã, Damien vive em meio a dúvidas desde bebê, dado aos acontecimentos envolvendo seus pais na época de seu nascimento. Isso porque ele foi dado a uma mulher que deu a luz a uma criança morta. O pai do bebê que havia morrido o troca por Damien, pois tinha receio que a esposa não suportasse a perda do primeiro filho do casal.

Mesmo com todas as dúvidas sobre Damien, o garoto cresce como uma criança bem normal, saudável e gentil. Porém em seu quinto aniversário coisas estranhas começam a acontecer por onde o garoto anda e coloca em dúvida o quanto normal Damien seria, o que assusta sua mãe.


'A Profecia' é um terror sobrenatural feito para chocar, mas mostrando pouco, ao "brinca" com as imagens e os sons para assustar o espectador, sem recorrer a efeitos especiais elaborados. Um filme com um minucioso trabalho de edição tanto de imagem como de som, o que o torna atualmente uma das produções referências do gênero. Sendo inspiração para profissionais da área, dado ao trabalho de filmagem e edição que poucos se arriscam a fazer, mas que ao ariscar e fazer de forma correta, torna a produção uma obra de arte cinematográfica.

Destaque para a trilha musical, com melodias que mesclam músicas sacaras a instrumentais clássicas, dando a trilha sonora um tom mais dark e aumentando o terror com a tensão causada por ela.


Vale dizer que 'A Profecia' inspirou a minissérie 'Damien', que tem como base o roteiro original desse clássico do cinema, onde a história ganha continuidade ao mostrar o que ocorreu, depois dos acontecimentos do filme.

A produção encontra-se no catálogo da Darkflix, em versão legendada em português.

Nenhum comentário: