terça-feira, 6 de abril de 2021

Os filmes do Oscar: PIECES OF A WOMAN (1 indicação)

 Por Ricky Nobre

Pieces of a Woman, que levou os prêmios de melhor filme internacional e atriz em Veneza, é uma obra que se construiu de forma muitíssimo pessoal para seus criadores. O cineasta Kornél Mundruczó e a roteirista Kata Wéber mantiveram uma parceria profissional e pessoal durante anos, colaborando em filmes como Lua de Júpiter e Deus Branco. Quando a filha do casal morreu durante o parto, Wéber só viu possibilidade para processar e curar sua dor e viver seu luto ao se mudar sozinha de Budapeste para Berlin. O resultado desse processo doloroso foi o roteiro deste filme que Mundruczó dirige com conhecimento íntimo e único da dor que moveu a escritora, dor esta que também o moveu.

A primeira meia hora de filme tem efeitos diferentes dependendo do quão informado está o espectador quando começa a assisti-lo. Se totalmente desinformado sobre a história, a longa sequência de parto traz um desconforto crescente, onde detalhes e indícios já o informam de que algo está errado, de que a dor que a protagonista sofre não é normal, que a insegurança da doula que substitui outra na última hora pode significar problemas inesperados. Quem já sabe os fatos que movimentam todo o restante do filme experimenta uma surra emocional, uma experiência excruciante de cada passo em direção a um destino temido, cujos detalhes mais mórbidos o diretor, com sensibilidade, abandona na hora certa. Tudo isso num plano sequência ininterrupto que transmite com perfeição a progressão emocional dos acontecimentos e dos personagens. Mundruczó chegou a declarar que se sentiu trapaceando ao resumir um processo de 10 horas em 23 minutos, mas o diretor sabe que o tempo da realidade não é o tempo do filme, e da forma como foi escrita e encenada a sequência dá a perfeita sensação de todo o processo.

A protagonista Martha vive seu luto reclusa, sem explosões emocionais, focada no trabalho, e sem interesse algum nos processos criminal e civil movidos contra a doula. Sua mãe pressiona para que ela participe dos processos, para fazer “justiça”. O marido vive a raiva e a frustração de não conseguir controlar os acontecimentos, como ele controla a construção da ponte sobre um rio de sua cidade. Aliás, Sean é o personagem que mais transita entre a luz e as trevas, no que talvez seja o melhor trabalho de Shia LaBeouf. A grande Ellen Burstyn brilha como a mãe, precisa e sem exageros, aos 88 anos, ainda ativa na TV e no cinema, com vários projetos futuros já engatilhados. Mas o filme é mesmo de Vanessa Kirby, capaz de viver não só a esmagadora intensidade da sequência do parto, mas também toda a sutiliza de Martha em seu luto recluso e silencioso. Mundruczó valoriza os traços fortes, lindos e expressivos da atriz, que o impressionou por lembrar as antigas estrelas do cinema do leste europeu.

O desafio do filme é manter a força da narrativa após uma introdução tão poderosa, e Mundruczó conduz bem os atos do filme que têm perfis emocionais tão diferentes. Há quem considere que o filme se perde no último ato, mas ele é absoluta e rigorosamente essencial para a jornada emocional da protagonista e sua afirmação da forma de viver seu luto e de se reconectar com a vida. Nessa fase de emoções e interpretações mais sutis, a ótima música de Howard Shore assume um papel mais presente e essencial.

Pieces of A Woman é uma obra sobre a pessoalidade do luto, como cada um o vive de uma forma, e como o luto da mulher, da mãe, é monitorado e julgado. De como pontes são essenciais para entender a dor do outro, mas não para controlá-la. De como as sementes que plantamos podem não florescer no tempo que esperamos. Mas a vida permanece e vence.

COTAÇÃO:


 

INDICAÇÃO AO OSCAR:

Atriz: Vanessa Kirby

 

PIECES OF A WOMAN (2000, Canadá, Hungria e EUA)

Com: Vanessa Kirby, Shia LaBeouf, Ellen Burstyn, Iliza Shlesinger, Sarah Snook e Molly Parker.

Direção: Kornél Mundruczó        

Roteiro: Kata Wéber

Fotografia: Benjamin Loeb

Montagem: Dávid Jancsó

Música: Howard Shore

Design de produção: Sylvain Lemaitre                    

Nenhum comentário: