quinta-feira, 8 de abril de 2021

Os filmes do Oscar: RELATOS DO MUNDO – 4 indicações

Por Ricky Nobre

Quem está acostumado ao cinema de ação de Paul Greengrass (os filmes da franquia Bourne entre eles) pode se surpreender com esse western mais intimista. Sim, existem umas três sequências de ação muito bem realizadas, mas o tom geral do filme é bem diferente. Tom Hanks (perfeito sempre!) é o Coronel Kidd, veterano da guerra civil que atravessa o oeste norte americano lendo as notícias dos jornais para a população, em eventos com um ligeiro toque teatral. Ele acaba por cruzar o caminho de uma menina de origem alemã (Helena Zengel, de Transtorno Explosivo) cuja família foi morta, sendo depois criada por nativos americanos. Sem conseguir se comunicar com a menina que fala apenas a língua kiowa, ele agora precisa levá-la até seus tios, mas este será um longo e perigoso caminho.

 

Durante a jornada do Capitão e da jovem Johanna, somos apresentados à paisagem natural, política e social do Texas de 1870. Inconformados com a derrota na guerra civil, os texanos seguiam insatisfeitos com as políticas da União e com a negação de seu sacrossanto direito de exterminar índios e escravizar negros. Neste turbilhão, que por vezes os fazem ser recebidos com desconfiança de cidade em cidade, os dois vão lentamente se conectando apesar das diferenças culturais e geracionais. 

 

O filme apresenta diversos temas interessantes de serem abordados mas não se aprofunda de fato em nenhum. Talvez o melhor ponto destacado seja a visão de vida da América branca de seguir sempre em frente, em linha reta, e dos nativos, de reconhecimento do passado para seguir adiante. A direção segura e o show de interpretação de Hanks e Zengel garantem um filme razoavelmente divertido, excitante e tocante, mas também deixa a impressão de que temas preciosos foram deixados apenas nas pinceladas. A intenção pareceu ser realizar um filme leve e agradável que tivesse temas mais fortes apenas como pano de fundo. Mesmo assim, ele segue a linha dos westerns pós anos 60, onde o mal não vem dos vilões clichês e o herói não é o guerreiro sempre pronto para a violência. Recomendável para quem procura um bom filme que não se aprofunde demais em assuntos mais pesados.


 COTAÇÃO:


INDICAÇÕES AO OSCAR:

Fotografia: Dariusz Wolski

Música original: James Newton Howard

Direção de arte: David Crank e Elizabeth Keenan

Som: Oliver Tarney, Mike Prestwood Smith, William Miller e John Pritchett

 

RELATOS DO MUNDO (News of The World – EUA e China, 2020)

Com: Tom Hanks, Helena Zengel

Direção: Paul Greengrass            

Roteiro: Paul Greengrass e Luke Davies, baseado no livro de Paulette Jiles

Música: James Newton Howard

Fotografia: Dariusz Wolski

Montagem: William Goldenberg              

Design de produção: Mark Bridges

Nenhum comentário: