segunda-feira, 21 de março de 2022

Os filmes do Oscar: KING RICHARD: CRIANDO CAMPEÃS – 6 indicações

Por Ricky Nobre

Filmes de esporte geralmente têm uma estrutura de clichês quase tão inescapáveis quanto os das comédias românticas (ou de terror slasher, talvez...). No caso, a empolgação, o treinamento árduo, as dúvidas, o desafio e o triunfo (e, por vezes, o triunfo na derrota, mas sempre o triunfo). King Richard não escapa deles. O que tira o filme do lugar comum é algo que não é necessariamente uma qualidade. Na verdade, é o grande problema do filme: ele é um filme sobre a duas maiores tenistas do mundo que não é sobre as duas maiores tenistas do mundo. É sobre o pai delas. 

 

Negar o papel de Richard Williams na construção das lendárias e gigantes Serena e Venus Williams seria, sendo bem direto, estúpido. Tudo o que aconteceu com elas até começarem a ganhar títulos mundiais passou pelo único e estrito critério do pai. E é nessa abordagem que o filme erra em dois pontos principais. O primeiro é a escolha do protagonista ser Richard, e não as irmãs Williams. Tudo o que é mostrado no filme, todo o treinamento, o planejamento nos mínimos detalhes da carreira das duas, tudo isso poderia perfeitamente continuar no filme, mas o foco, o centro da narrativa não ser justamente as esportistas, as campeãs que saíram de Compton, as que efetivamente tinham que ir para a quadra e jogar, parece diminuí-las em suas próprias histórias.

 

O segundo ponto é a absoluta normalidade que o filme vende de toda a situação. Richard planejou toda a vida das filhas antes delas nascerem. Além de alguns olhares tortos dados por estranhos (que estão mais no sentido de “quem é esse doido”), Richard é retratado pelo roteiro e pela direção como, no máximo, um pai rigoroso. Cabe ao espectador, sozinho, questionar até que ponto é aceitável, ou mesmo saudável, esse nível de controle de um pai sobre a vida e o futuro dos filhos, porque o filme não faz isso. A narrativa parte do princípio de que se deu certo, então não houve problema algum. O sucesso absoluto do plano de Richard o desculpa de tudo. Sua esposa, tão parte do plano de Richard quanto as filhas, é a única que, em raros e pontuais momentos, o confronta em sua obsessão em controlar todo o destino e rotina de uma família de sete pessoas.

Em seu desenrolar, a direção de Reinaldo Marcus Green é muito competente em convidar o público a acompanhar e se engajar com a jornada dessa família, com todos os percalços e dificuldades de quem sonha com o sucesso em um esporte elitista como o tênis sendo uma família negra vinda do Compton. A falta de quadras, de recursos, de dinheiro, a violência das gangues, o racismo. A boa atuação de Will Smith dá simpatia e credibilidade a um homem que sofreu e ainda sofria muita violência e sonhou com algo melhor para as filhas. Todo o filme flui muito bem, e é impossível não torcer pelas meninas, mesmo para nós que sabemos quem elas se tornarão no futuro. A narrativa, porém, finca o pé tão inabalavelmente ao lado de Richard que muitos podem chegar ao fim do filme sem, em momento algum, se questionarem até que ponto seus métodos são aceitáveis, e se o centro da história não deveria ser as irmãs. 

 

Em seu ato final, Venus ganha mais destaque, pois é a primeira a jogar profissionalmente, e sua primeira final disputando o título é bem empolgante. Serena, porém, ganha apenas uma nota na tela, dando conta de que se tornou, em algum momento, a melhor do mundo, como Richard previa. Porque o importante é o plano de Richard. Venus e Serena são coadjuvantes em suas próprias histórias.

COTAÇÃO:



INDICAÇÕES AO OSCAR:

Melhor filme

Ator: Will Smith

Atriz coadjuvante: Aunjanue Ellis

Roteiro original: Zach Baylin

Montagem: Pamela Martin

Canção original: "Be Alive" de Beyoncé e Dixson

 

KING RICHARD: CRIANDO CAMPEÃS (King Richard, EUA – 2021)

Com: Will Smith, Aunjanue Ellis, Jon Bernthal, Saniyya Sidney, Demi Singleton, Mikayla LaShae Bartholomew, Daniele Lawson, Layla Crawford e Tony Goldwyn

Direção: Reinaldo Marcus Green

Roteiro: Zach Baylin

Fotografia: Robert Elswit

Montagem: Pamela Martin

Música: Kris Bowers

Design de produção: William Arnold e Wynn Thomas

Nenhum comentário: