sexta-feira, 30 de novembro de 2018

PARAMOUNT & NETFLIX


Por Carlos Tavares

O CEO da Paramount, Jim Gianopulos, anunciou agora, dia 16 de novembro que o estúdio está produzindo vários filmes para a Netflix. Em longo prazo, o acordo entre a Paramount e a Netflix também poderia ter conseqüências para Star Trek

Não sei se vocês sabem que a licença de utilização da marca Star Trek foi dividida entre a Paramount e a CBS em 2005, quando as duas empresas se separaram. A Paramount manteve os direitos de licença dos filmes, portanto, de todos os filmes. 

Todas as séries de Star Trek nos Estados Unidos são veiculadas ao CBS All Access. A separação da tal licença também foi a razão da chamada Linha de Tempo Kelvin, para o filme de J.J. Abrams , que foi lançada nos cinemas em 2009. Já que o Kirk do cinema não pode existir no mesmo universo do Kirk da TV. Loucura? Pois é. 

Enquanto a CBS transmite exclusivamente Star Trek Discovery nos EUA, a Netflix garantiu os direitos de distribuição internacional do estúdio. Em várias partes do mundo, graças ao acordo CBS Netflix, todas as séries de Star Trek estão disponíveis no serviço de streaming - incluindo a série animada (Star Trek: The Animated Series). 

Os Filmes da nova linha do tempo agora estão passando na Netflix, com exceção de Star Trek Beyond. No futuro, graças a esse acordo, todos os Star Trek de 01 ao 10 podem acabar na biblioteca do serviço de streaming. 

Com a seleção de programas existente, a Netflix poderia no futuro ter todas as produções de Star Trek em uma única plataforma - desde que o serviço de streaming assegurasse os direitos da futura série de Picard. 

O projeto de Patrick Stewart não faz parte do acordo de Discovery, e até mesmo os Shorts Treks não tem nada certo se vão ou não passar na Netflix. 

É a Netflix correndo atrás, já que ela provavelmente vai perder todos os títulos da até então 20th Century Fox, assim como é certa a perda do Universo Star Wars e da Marvel, para o serviço de streaming do Mickey, a Disney+ (Disney Plus).

Nenhum comentário: