segunda-feira, 5 de novembro de 2018

REMEMBER, REMEMBER, THE FIFTH OF NOVEMBER…



Por Carlos Tavares

É cinco de novembro. Hoje é a Noite da Fogueira, dos fogos de artifícios, a noite em que as pessoas comem batatas assadas e queimam efígies do terrorista católico Guy Fawkes. Tudo acompanhado com muita diversão e reflexão. 

A imagem de Guy Fawkes teve um renascimento com a história em quadrinhos de Alan Moore e David Lloyd, V for Vendetta, publicada pela primeira vez na Warrior Magazine, depois pela DC Comics, depois transformada em filme pelos Irmãos Wachowski. Filme que fez os Guy Fawkes marcharem internacionalmente como um símbolo de protesto e anarquia. 

Isso é um pouco irônico, já que Guy Fawkes era tudo menos um anarquista. Seu plano, com seus co-conspiradores, era explodir o Parlamento matando o maior número possível, golpear o estado protestante anticatólico, substituir o monarca por um católico e trazer o domínio e a influência de Roma. Não deu certo, os conspiradores foram capturados, julgados, depois enforcados, arrastados e esquartejados. Eles até foram referenciados em Macbeth, de William Shakespeare, no discurso de Porter. 

Agora isso não importa pois sua imagem se tornou um símbolo dos protestos, e seja qual for a fonte. Hoje à noite em Londres, centenas de pessoas com máscaras de Guy Fawkes se reunirão como parte da Million Mask March, em torno da Trafalgar Square, liderada pelo grupo hacktivista Anonymous, com muitos eventos similares em todo o mundo. As causas incluirão o combate à corrupção e críticas à opressão e vigilância do Estado, a proteção dos denunciantes e o respeito pelos direitos humanos. 


O evento de Londres é especial, pois eles podem marchar sobre o Parlamento, os mesmos edifícios que Guy Fawkes tentou explodir, e que V realmente explode no começo da história em quadrinhos. 

O tema é vasto, assim como as implicações de todo esse simbolismo. Tenho amigos que fariam amplos debates inclusive abordando o Brasil de hoje. Minha intenção no entanto foi apenas lembrar do dia que ficou marcado pelas hq e pelo cinema. Tudo o que isso engloba, pode ser assunto pra outro dia.


Nenhum comentário: