quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Sereia – O Lago dos Mortos: Lenda Russa Ganha Vida


Por Eddie Van Feu


  
Estreia amanhã, dia 31 de janeiro, um filme de terror fora do mainstream de Hollywood. O diretor Svyatoslav Podgayevskiy usou como inspiração a versão russa da lenda das sereias. Segundo as lendas eslavas, mulheres que morriam afogadas em rios e lagos se transformavam em sereias demoníacas, e eram condenadas a assombrar o local onde morreram. De noite, elas iam à superfície em busca de homens e com seu encanto, os atraíam para a morte nas profundezas. Os homens que caíssem em seus encantos estavam condenados a serem seus escravos para sempre.



Com essa abordagem, o filme é construído com tranquilidade e simplicidade. Não é estabanado e conhecemos seus poucos personagens o bastante para nos importarmos com eles, diferente de alguns filmes mata-mata que são indiferentes. A vítima da assombração é o jovem nadador bonitinho Roman (Efim Petrunin), que está para casar com a bonitinha Marina (Viktoriya Agalakova). Ao perceber que está vivendo uma situação macabra, ele pede ajuda para a noiva, a irmã e o melhor amigo.


O filme tem o pecado de alguns gatos pulando do armário (sustos sem motivo), mas tem a qualidade de ter um roteiro fluido, interessante e seus personagens não são imbecis. Ferramentas e informações são dadas a eles que tentam descobrir uma forma de quebrar a maldição. 


Os efeitos especiais são poucos, mas bem aproveitados e a atmosfera é envolvente. A história da Sereia foi um tanto resumida e merecia ter sido mais explorada. Eu veria de novo.
Para quem gosta de filmes de terror, curte lendas assustadoras e não se importa de sair da caixinha de vez em quando, é uma ótima pedida.




Nenhum comentário: