terça-feira, 15 de maio de 2018

George Perez e Marv Wolfman, 40 Anos de Genialidade!


Por Carlos Tavares

Em Entrevista a Nerdist em 11 de maio de 2018 ficamos conhecendo um pouco mais sobre a dupla de maior sucesso das HQ: George Perez e Marv Wolfman. 

Na verdade, eles são provavelmente a única equipe criativa com mais de 40 anos de trabalho compartilhado entre eles. 

Para o escritor Marv Wolfman, a parceria deles foi nada menos que fenomenal. 

"George não é apenas um artista em qualquer coisa que fizemos, ele é um co-criador em todos os níveis, porque quando falamos sobre as tramas, eu posso entrar com uma ideia básica, mas no final eu não tenho mais ideia de quem fez o quê. É tudo integrado, está tudo conectado. Alguém apresenta uma ideia e o outro elabora a ideia. Ele continua indo e voltando, e eu acho isso incrível.” 

Wolfman continuou sobre a importância de Perez em seus esforços de colaboração e como a parceria moldou alguns de seus projetos mais famosos. 

“Ele entende os personagens, absolutamente, e como eu também entendo os personagens, podemos conversar em um nível completamente diferente. Os Titãs foram criados para serem dirigidos pelos personagens ao invés da ação, embora haja toneladas de ação. O que significa que nós dois estamos na mesma página quando começamos a trabalhar." 

George Perez concordou e devolveu as palavras do parceiro. 

"Eu disse isso várias vezes publicamente, assim como diretamente à ele mesmo. Marv é o padrão ouro pelo qual eu mensuro qualquer outro esforço colaborativo, eu já trabalhei com muitas pessoas ótimas, mas Marv é quem eu uso como padrão para avaliar todo mundo. Além de ser um escritor talentoso, ele também é incrivelmente generoso ao compartilhar os holofotes e incentivar seus colaboradores a contribuir e a fazer parte do processo criativo. ” 

De fato, Perez creditou a Wolfman o início de sua carreira como escritor. 

“Marv foi quem insistiu que eu deveria começar a escrever. Ele me encorajou a colocar mais minha personalidade nisso. Então, com o Cyborg - com quem eu tinha mais em comum por causa da minha educação - ele me permitiu muita liberdade. Com todos os personagens, mas, mais especificamente com ele, porque eu tinha uma afinidade particular com o passado dele.” 

Perez também falou longamente sobre como sua colaboração com Wolfman levou a alguns momentos de revelação. "Eu aprendi muito tempo atrás, e foi com Marv que eu realmente aprendi uma coisa muito importante. Quando eu lia uma carta de um fã, e eles comentavam como eles amavam o que acontecia em uma história, eu pensava: 'Oh, eles gostaram da arte? ' Mas Marv me disse que eles estavam falando sobre a história e, é isso que estamos fazendo, estamos envolvendo os leitores em uma história. Não é o meu trabalho ou o seu trabalho, é a história.” 

Perez continuou: “Fiz uma pergunta: O que é mais importante: a escrita ou a arte? "E a resposta foi que sem uma história, não há nada para desenhar. Sem a arte, não é uma história em quadrinhos. Você não pode separá-los! Um não é mais importante que o outro! Isso é um argumento usado apenas por pessoas que precisam que seu ego seja acariciado!” 

A dupla tem quatro décadas de memórias compartilhadas, e para Wolfman são as mais surreais e engraçadas que se destacam. 



“Não me lembro das partes em que inventamos histórias juntos, mas uma das minhas lembranças favoritas dos Titãs, é que estávamos em uma lanchonete em Flushing, trabalhando na história da Terra, e estávamos falando sobre como matar essa menina de 16 anos, e estávamos empolgados falando sobre todas essas coisas e felizmente, nenhuma pessoa no restaurante nos denunciou à polícia! Primeiro não mostre o corpo para que os leitores pensem que ela ainda está viva e, em seguida, divida-a! E ninguém na lanchonete se importava! Nós poderíamos nos safar com isso!” 

Para Perez, o tempo que passaram juntos nos quadrinhos ajudou a mudar sua forma de produzir, sua carreira e sua vida pessoal para sempre. 

"Minha lembrança mais agradável é o nosso trabalho sobre a questão que realmente estimulou o quanto os Titãs significavam para mim como personagens, foi um projeto pessoal – a edição # 8, 'Um dia em nossas vidas' - que foi apenas um dia na vida dos Titãs que não tinha nada a ver com super-heróis; foi a história em que os personagens foram melhor dirigidos. Na verdade, isso mudou minha opinião sobre o que eu fazia na época: isso não era mais uma tarefa, era um projeto no qual eu realmente queria estar pessoalmente envolvido. Também era a revista em que eu estava trabalhando quando tive o primeiro encontro com a mulher que se tornaria minha esposa! Então eu sempre me lembro daquela época com um carinho particular. Foi uma grande mudança na minha vida! ” 



Wolfman foi rápido em concordar. 

“As histórias de que nos lembramos, são aquelas em que trabalhamos juntos de forma tão clara, como 'Um Dia em nossas Vidas’ e 'Who Is Donna Troy', que George acompanhou por completo, ele foi o maior responsável pelo 'O Casamento de Donna Troy', que foi lindamente montado. Eu lembro porque não era padrão fazer o que fizemos. Unir os personagens para um casamento e depois para um ataque dos vilões. Só que não há vilões nessa história, o que dificultou muito a elaboração de uma história em tamanho duplo! ” 

Perez sorriu antes de continuar o pensamento de seu parceiro. "Não só não há vilões, mas os personagens nunca aparecem em traje de super-heróis, com exceção de Ravena, já que ela foi à única que não compareceu ao casamento, foi tudo muito divertido.” “Quem pensaria que isso seria algo que eu poderia fazer? E mais um toque pessoal: o vestido de casamento e os vestidos das damas de honra foram todos projetados por minha esposa, Carol Flynn!” 



“Quando saí dos Titans, fiz questão de fazê-lo publicamente em um congresso com Marv sentado ao meu lado. Eu disse a eles que estava deixando a revista porque queria flexionar meus músculos em outra coisa. A revista estava vendendo tão bem e eu estava tendo que tomar atalhos para produzir um título mensal, estava com medo de receber muito dinheiro por fazer menos que meu melhor trabalho. Eu precisava ser desafiado! Eu me certifiquei de ter Marv ao meu lado para que todos soubessem que eu amo esse homem!”

“Uma das maiores alegrias que eu gosto de me gabar com Marv é como em muitos campos criativos você ouve essas histórias sobre colaboradores que não suportam trabalhar uns com os outros e se separam por causa de divergências criativas. Eu e Marv, somos amigos há décadas! Nossas esposas são amigas! E o fato de estarmos conscientes de que é uma bênção estar nesse negócio e nos alimentarmos um do outro é absolutamente maravilhoso ”. 

Para esse leitor de HQ que vos escreve essa, pra mim, sempre foi a maior dupla das HQ de todos os tempos. Com eles aprendemos que os personagens tambem têm problemas comuns como relacionamentos e família, vimos o Robin (Dick Grayson) sair da sombra do Batman e se tornar o Asa Noturna. O surgimento do Exterminador. A criação do Cyborg, hoje tão querido de muitos, isso sem falar na saga que mudou tudo. Da Crise das crises, que viriam depois e que nunca chegaram aos pés dela. A Crise nas Infinitas Terras. Que reformulou todo o Universo DC dando lugar para a modernização de personagens que depois nunca mais foram os mesmos, como o Superman de John Byrne, o Batman de Frank Miller e a Mulher-Maravilha de... George Perez.


Nenhum comentário: