sábado, 24 de fevereiro de 2018

Os Filmes do Oscar: TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME – sete indicações


Por Ricky Nobre


Histórias que envolvem crimes violentos, perda de familiares (filhos, principalmente), cobranças a autoridades por falta de resultados e busca por justiça a qualquer preço trazem, invariavelmente, um tom catártico, onde o espectador pode se identificar com a dor do protagonista e embarcar em sua cruzada contra a injustiça e a impunidade. Quem vê o trailer de Três Anúncios para Um Crime e segue pelos primeiros dez minutos de filme tem a impressão de que ele seguirá esse caminho, apenas com a adição de certo humor mordaz. Mas é aí que ele começa numa ininterrupta subversão de expectativas que se espalha por todos os personagens. 

 

Após quase um ano do estupro e morte da filha, Mildred (Frances McDormand) expõe em três outdoors sua revolta com o xerife Willoughby (Woody Harrelson) pela absoluta ausência de qualquer resolução para o caso. Ela passa a enfrentar não apenas a hostilidade da polícia, mas também da população, que tem o xerife em alta conta. 

 

Cada personagem vai sendo apresentado segundo seus clichês previsíveis: a mãe revoltada com a impunidade, o xerife que não aceita críticas, o policial racista e violento, e por aí vai. Mas não demora muito para camadas serem adicionadas aos personagens, uma a uma, e elas não param de se sobrepor até o fim dos 115 minutos de projeção. O diretor e roteirista Martin McDonagh, com impressionantes coragem, sensibilidade e inteligência, comanda um elenco excepcional e não deixa nenhuma primeira impressão sem um segundo ou terceiro ponto de vista. 

 

Mais do que apenas um roteiro imprevisível pelos “pontos de virada”, McDonagh constrói seu filme com interesse específico nos personagens e contraria as expectativas do público não como um simples recurso narrativo, mas para explorar a humanidade de todos na tela. Talvez o único personagem que não vá além do simples clichê cômico inicial seja a namorada teen do ex-marido, mas é perfeitamente compreensível dada sua inexpressividade dentro da trama. 

 

Num filme com uma veia cômica tão bem marcada, o drama, a culpa e sucessivos socos no estômago do espectador se sucedem sempre surpreendendo, pegando o público “de calças na mão”, seja por um ato de ódio declarado, seja por um gesto de bondade e altruísmo totalmente inesperado. Aparentemente despretensioso, Três Anúncios para Um Crime é um filme profundamente HUMANO como raramente se vê. 

 

COTAÇÃO: 


 
TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri, 2017)
Com: Frances McDormand, Sam Rockwell, Woody Harrelson, Zeljko Ivanek, Lucas Hedges e Peter Dinklage.
Roteiro e direção: Martin McDonagh
Fotografia: Ben Davis
Montagem: Jon Gregory
Música: Carter Burwell

INDICAÇÕES AO OSCAR:
Melhor filme
Atriz: Frances McDormand
Ator coadjuvante: Sam Rockwell
Ator coadjuvante: Woody Harrelson
Roteiro original: Martin McDonagh
Música original: Carter Burwell
Montagem: Jon Gregory

Nenhum comentário: