domingo, 4 de fevereiro de 2018

Os Filmes do Oscar: VICTORIA E ABDUL: O CONFIDENTE DA RAINHA – Duas indicações


Por Ricky Nobre


Em 1997, Judi Dench brilhou em Hollywood aos 63 anos com Sua Majestade, Mrs Brown de John Madden. Seu trabalho como a rainha Vitória era aposta certa no Oscar, mas ela não levou, para a surpresa e revolta de muitos. Como é de praxe, a Academia se desculpou de forma atrapalhada, dando a Dench um Oscar de atriz coadjuvante no ano seguinte pela participação simples e curtíssima de apenas oito minutos no filme Shakespeare Apaixonado. Ela mesma chegou a ironizar ao receber dizendo que deveria ter feito papéis mais curtos. Agora, 20 anos depois, Dench volta a interpretar a Rainha Vitória nos últimos anos de sua vida em Victoria e Abdul de Stephen Frears. Ainda que o diretor e todo o restante do elenco seja diferente de Mrs. Brown, este novo filme pode ser considerado uma continuação não oficial do filme anterior. 

 

Durante a dominação inglesa na Índia, o jovem Abdul (Ali Fazal) é convocado para ir até Londres para participar do Jubileu da Rainha, já idosa e de saúde abalada, particularmente farta de todo o protocolo real. Inesperadamente, a rainha afeiçoa-se a Abdul e os dois forjam uma amizade que se torna bastante inconveniente para todos da corte. 

 
Rainha Vitória e o Primeiro Ministro Dumbledore Salisbury

Apesar de alguns momentos mais dramáticos, Frears escolhe o humor para conduzir sua narrativa. Sendo provavelmente o cineasta britânico mais sensível de sua geração, Frears equilibra o humor por vezes singelo, por vezes mordaz, mas sempre afiado, tendo na mira a tola suntuosidade do cotidiano na corte. Frears deixa vários comentários em aberto para serem relacionados com o momento sócio-político atual, simbolizado pela amizade da rainha com um muçulmano comum.

 

O filme recebeu críticas ao tratar o período histórico de dominação inglesa na Índia e outros territórios de forma cômica, mesmo depois de quase 120 anos, como se humor não fosse uma das principais formas de crítica política. Com um elenco afiadíssimo, o brilho é sem dúvida de Dench e Fazal que dão imensa credibilidade à improvável amizade. Engraçado, emocional e encantador, Victoria e Abdul foi esnobado pela Academia nas categorias principais, ficando apenas com as de praxe para os filmes de época. Nada a que a Dame Judi Dench não esteja acostumada.

 
Rainha Vitória e Abdul Karim em 1894.

COTAÇÃO: 

 
VICTORIA E ABDUL: O CONFIDENTE DA RAINHA (Victoria & Abdul, 2017)
Com: Judi Dench, Ali Fazal, Tim Pigott-Smith, Eddie Izzard, Adeel Akhtar, Michael Gambon e Olivia Williams.
Direção: Stephen Frears
Roteiro: Lee Hall, baseado no livro de Shrabani Basu
Fotografia: Danny Cohen
Montagem: Melanie Oliver
Música: Thomas Newman

INDICAÇÕES AO OSCAR:
Figurino: Consolata Boyle
Maquiagem / penteados: Daniel Phillips e Lou Sheppard

Nenhum comentário: