quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Os Filmes do Oscar: NO CORAÇÃO DA ESCURIDÃO – 1 indicação


Por Ricky Nobre


Todo ano sempre tem aquele filme de digestão mais difícil, que a Academia não ousa reconhecer com múltiplas indicações mas dá um aceno com uma indicação solitária, geralmente para roteiro ou ator. O deste ano é o mais recente filme do diferentão de Hollywood, Paul Schrader, que gozou de mais sucesso comercial com seus roteiros escritos para outros diretores (especialmente Scorcese) do que com suas próprias produções. Após uma série de fracassos de bilheteria, alguns protagonizados por Nicholas Cage (sempre ele), e de ter um de seus filmes recentes alterado pelos produtores até se tornar irreconhecível, Schrader volta com uma produção muito modesta e simples mas que carrega grandes dilemas éticos e morais.

 

Ethan Hawke vive o reverendo Toller, que é o responsável pela primeira paróquia reformada dos EUA, que está prestes a comemorar seu 250º aniversário. Sua paroquiana Mary (Amanda Seyfried, que estava realmente grávida durante as filmagens) vai procurá-lo quando seu marido Michael (Philip Ettinger), ativista ambiental, está entregue à depressão e tentando convencê-la a não ter o filho que está esperando. Toller e Michael têm uma rica discussão, onde Michael expõe seus temores de que o planeta esteja verdadeiramente condenado pelas ações do homem e, ainda que dure apenas 10 minutos, é um perfeito resumo da temática do filme, que é o embate entre a esperança e o desespero. Mais adiante, quando Michael sucumbe de vez perante à depressão, Toller passa a ver uma série de questões por outros ângulos, enquanto desvenda comprometedoras ligações do grupo ao qual sua igreja faz parte com grupos empresariais.

 

Schrader é realmente hábil no que faz melhor, que é escrever. O personagem do reverendo é muito bem construído, seus argumentos inteligentes e sábios, seu caráter é firme. Essa construção é essencial para o choque posterior de vê-lo sucumbindo ao desespero e ao fanatismo. A fotografia formatada na proporção há muito em desuso (1,37:1) enclausura o personagem que confronta a morte, a decepção, o alcoolismo e a desesperança. Suas palavras, antes mergulhadas em sabedoria, tornam-se ríspidos petardos de mágoa. Essa transição pode não parecer tão gradual para o público, principalmente considerando os extremos ao qual Toller se propõe. O desfecho também pode parecer abrupto, que pode apenas ser um delírio do personagem ou a sugestão de que é no amor onde o desespero e o fanatismo sucumbem.

 

COTAÇÃO:

NO CORAÇAO DA ESCURIDÃO (First Reformed, 2017)

Com: Ethan Hawke, Amanda Seyfried, Philip Ettinger, Cedric Antonio Kyles e Victoria Hill.

Direção e roteiro: Paul Schrader

Fotografia: Alexander Dynan

Montagem: Benjamin Rodriguez Jr.

Música: Lustmord



INDICAÇÃO AO OSCAR:

Roteiro: Paul Schrader

Nenhum comentário: