domingo, 19 de fevereiro de 2017

Os filmes do Oscar: LION: UMA JORNADA PARA CASA (6 indicações)


por Ricky Nobre 



Além dos filmes com temática afro americana, os “baseados em fatos reais” também estão marcando forte presença nesse Oscar. Com apenas cinco anos de idade, o pequeno Saroo (Sunny Pawar, desde já, uma das crianças mais adoráveis da história do cinema) ajuda a mãe e o irmão que vivem em extrema pobreza numa pequena vila no interior da Índia. Ao acompanhar o irmão que ia procurar trabalho, ele acaba adormecendo em um vagão de trem vazio, de onde não consegue sair, e acaba a 1.600 quilômetros de distância de casa. Após enfrentar diversos perigos a que estão expostas as crianças de rua indianas, ele acaba num orfanato, onde é adotado por um casal australiano (Nicole Kidman e David Wenham). Vinte anos se passam e Saroo, já adulto (Dev Patel, indicado como ator coadjuvante... OI???), enfrenta as inquietações quanto à sua origem (da qual se lembra pouco) e parte numa busca por sua família e o lugar onde viveu, onde sua principal ferramenta é o recém lançado Google Earth.


 

A teimosia dos produtores acabou por garantir que o filme fosse realizado da forma correta. Eles tentaram financiamento americano, mas todos os estúdios exigiam que a ação na segunda parte do filme se passasse nos EUA e não na Austrália, condição que eles se recusaram a aceitar. Insistindo em ambientação e equipe australianas, o filme, com um orçamento mais modesto, tem uma estética mais realista e menos “envernizada”. O olhar que o filme tem sobre a Índia e sobre a miséria de parte de seu povo é destituído de sensacionalismos ou de uma fotografia feita para embelezar ou glamurizar a pobreza, o que é uma agradabilíssima surpresa vindo de um diretor que fez carreira em publicidade, aqui em seu primeiro longa-metragem.

 

Ainda que a busca de Saroo por suas origens seja envolvente e as atuações de Patel e Kidman sejam ótimas, o filme brilha mesmo é em sua primeira metade. Mesmo muito esperto pra sua idade, Saroo é jovem demais para enfrentar os perigos de uma grande metrópole, sendo que jamais saiu das proximidades de seu vilarejo, com o agravante que fala apenas hindi, e não a língua mais comum na cidade, o bengali. A naturalidade do jovem ator Sunny Pawar é impressionante e é essencial para sensação agridoce de sua adoção, onde ele sabe que finalmente terá um lar, mas ainda com sua família original na cabeça e no coração. 

 

Com uma história simples que tem um apelo emocional considerável, o diretor Garth Davis evita a pieguice melosa que poderia ser a ruína do filme. Mesmo assim, não é recomendável assistir o Lion sem uma caixa de lenços do lado. Da grande. 

 

INDICAÇÕES AO OSCAR
Filme
Atriz coadjuvante: Nicole Kidman
Ator coadjuvante: Dev Patel
Roteiro adaptado: Luke Davies baseado no livro A Long Way Home de Saroo Brierley e Larry Buttrose
Música original: Dustin O'Halloran and Hauschka
Fotografia: Greig Fraser
 

Nenhum comentário: