segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Os filmes do Oscar: A QUALQUER CUSTO (4 indicações)


Por Ricky Nobre



Dois irmãos com dívidas assaltam diversos bancos no Texas e são perseguidos por uma dupla de policiais, sendo um deles um veterano perto de se aposentar. É possível que uma premissa tão ordinária e já repetida à exaustão gere um filme indicado ao Oscar? Com inteligência e talento, sim!

 

O que torna A Qualquer Custo tão divertido, empolgante e dramático é a contextualização dos personagens e suas motivações na América de hoje, com economia devastada, desemprego, falências e com os bancos apossando-se das propriedades da população empobrecida. Desta forma, Toby (Chris Pine), que andou na linha a vida toda, traça com seu irmão Tanner (Bem Foster), preso dez anos por assalto, um plano de assaltar bancos da mesma rede que está prestes a tomar a propriedade que era da mãe recém falecida. Num dos diversos diálogos brilhantes do filme, o advogado da dupla dispara: “Pagar o banco usando o próprio dinheiro deles é a coisa mais texana que eu já vi”. Os assaltos são realizados em pequenas agências de pequenas cidades do interior do Texas, o que chama a atenção dos “rangers” Marcus (Jeff Bridges, cada vez melhor) e Alberto (Gil Birmingham), que passam o tempo insultando-se amigavelmente enquanto caçam, no ritmo tranquilo e calmo do “interioirrrr”, a dupla de malfeitores.

 

Mesmo com a ótima direção do escocês David Mackenzie, a profunda americanidade do filme é fruto de seu roteirista Taylor Sheridan, que já havia exposto outra chaga americana, a guerra às drogas, ano passado com Sicario. Não apenas a realidade econômica, mas também a cultura texana é parte essencial do filme, como na cena, ao mesmo tempo dramática e cômica, quando todos os clientes do banco recebem os assaltantes a tiros, quase como se fosse ilegal para um texano andar desarmado. Neste western moderno, embate final entre Toby e Marcus é, em última análise, o embate entre a Lei estabelecida e a revolta do oprimido, onde o resultado depende, na verdade, dos indivíduos. 

Três missões no Iraque, mas não tem "resgate" para pessoas como nós.

INDICAÇÕES A OSCAR
Filme
Ator coadjuvante: Jeff Bridges
Roteiro original: Taylor Sheridan
Montagem: Jake Roberts
 

Nenhum comentário: