domingo, 26 de agosto de 2018

Guardiões da Galáxia Vol 3 Cancelado?


Por Carlos Tavares

Após diversas polêmicas envolvendo o diretor do terceiro filme da saga espacial, James Gunn foi (finalmente) demitido, mas a passagem do cineasta pelo RH da Disney trouxe junto uma notícia nada boa para os fãs. A Disney resolveu interromper a produção do filme por tempo indeterminado. É isso mesmo o que você leu. Todos da equipe técnica foram dispensados e liberados para trabalharem em novos projetos. 

A pré-produção estava marcada para começar neste outono antes das filmagens, que começam em janeiro ou fevereiro, mas esses planos foram agora adiados. O mesmo aconteceu com a data de lançamento do filme pela Marvel, e apesar de o estúdio não ter oficialmente marcado a data de lançamento de Guardiões da Galáxia 3, a maioria assumiu que o filme cairia na vaga de maio de 2020, marcada pela Marvel como um filme sem título. 

Agora ficou claro que os Guardiões 3 estarão avançando (se for o caso) sem o criador da franquia ao leme. 

Então, quem vai tomar o lugar de Gunn? The Hollywood Reporter observa que o diretor de Thor: Ragnarok, Taika Waititi, recentemente teve uma reunião com a Marvel, mas não se sabe o que foi discutido. É possível que Waititi estivesse lá para falar sobre outro filme do Thor, um filme diferente da Marvel, ou simplesmente para discutir abertamente potenciais projetos futuros. Agora, ninguém está informando que Waititi está na fila para assumir o comando dos Guardiões da Galáxia 3, mas se você realmente tem que tirar o melhor de uma situação ruim, Waititi seria uma ótima escolha para intervir. 

É claro que a outra questão é que os cineastas não se sentirão à vontade para assumir o projeto. Quando Edgar Wright saiu de Homem-Formiga por causa de diferenças criativas, deixou a Marvel lutando para encontrar um novo diretor, com um elenco, datas de filmagem e uma data de lançamento já definida. Alguns cineastas acharam que seria injusto com Wright eles assumirem o projeto. Guardiões 3 é uma situação um pouco diferente, mas ainda assim será difícil para Gunn assistir a outra pessoa fechar a trilogia do que era uma franquia profundamente pessoal para o cineasta. 

Relatos anteriores diziam que a Marvel pretendia usar o roteiro de Gunn, mas basicamente tudo está incerto agora que a Marvel decidiu colocar o filme em espera. É possível que eles comecem com um novo roteirista, é possível que eles tragam alguém para polir o roteiro para torná-lo mais alinhado com a visão do novo cineasta, ou (e isso é altamente improvável) é possível que a Marvel simplesmente abandone Guardiões 3 totalmente. A franquia é incrivelmente valiosa e lucrativa para a Disney, o que não parece uma possibilidade real, mas existe uma linha de fãs que preferem ver essa franquia terminar no segundo filme do que vê-lo encerrado sem James Gunn. 

O THR diz que uma pessoa (olha o x9 aí de novo) caracterizou a parada da produção como “temporária” e mais “reagrupadora”, de modo que esse projeto poderia voltar nos próximos meses. A Marvel está sendo incrivelmente fechada sobre o que virá depois de Vingadores 4, a fim de manter a integridade do final de Guerra Infinita, mas já sabemos que o Homem-Aranha: Far From Home está sendo filmado e o spinoff da Viúva Negra já tem um diretor, Portanto, há algumas dicas aqui e ali sobre o que vem a seguir. 

Quanto a Guardiões da Galáxia 3, sabemos de uma coisa: Marvel e Disney estão tomando seu tempo, o que provavelmente até é uma jogada inteligente, mas com a previsão de lançamento para 2020 detonada, sem um novo diretor confirmado e com muitas incertezas por parte do elenco e da equipe técnica, o longa pode ter se perdido de vez no espaço. 

No fim de tudo, esse filme foi mais uma vítima do estalar de dedos de Thanos James Gunn em um teclado a muito distante...

Nenhum comentário: