quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Magneto está de volta


“Chega de heroísmo” 

SPOILERS para X-Men Blue # 34 

Por Carlos Tavares

O maior vilão dos X-Men, Magneto, decidiu que seu tempo como herói está no fim. Tendo passado os últimos anos trabalhando ao lado de diferentes equipes de X-Men, o Mestre do Magnetismo estabeleceu um novo Asteróide M - e formou uma nova, perigosa e poderosa Irmandade. 

Ninguém acreditava que o tempo de Magneto como herói realmente durasse. Ele só se juntou aos X-Men porque acreditava na liderança de Ciclope, e desde então sua aliança com os Filhos do Átomo tem sido conturbada na melhor das hipóteses. A série X-Men Blue, de Cullen Bunn, viu Magneto trilhar um caminho difícil, tentando trabalhar ao lado dos X-Men originais deslocados no tempo e até servir como seu mentor. 

Os últimos problemas, entretanto, os separaram, e Magneto finalmente decidiu usar uma plataforma de viagem no tempo para vislumbrar o futuro da raça mutante. Um futuro que ele não pode deixar de querer que se torne real. 


Em X-Men Blue # 34 Magneto descobre que, nesta linha do tempo, a guerra acabou acontecendo entre a humanidade e os mutantes. E ele manteve sua posição, devastando o mundo inteiro, mas de alguma forma salvando os últimos remanescentes da raça mutante incluindo uma criança que parece ser o filho do Noturno. Embora o mundo o veja como um vilão, Magneto conclui que este é um futuro que ele pode aceitar, e ele lutará e morrerá salvando mutantes da opressão humana. 

Voltando ao presente, Magneto continua sua missão de destruir ameaças potenciais. Mas, tendo visto o futuro, agora ele está disposto a cruzar um limite que os X-Men nunca cruzariam. Para esse fim, ele cria um novo asteróide M, um santuário para mutantes que buscam escapar da perseguição. Uma nova base para uma nova Irmandade de Mutantes. 


Uma nova Irmandade muito poderosa. Êxodo, por exemplo, é um dos mais poderosos psiônicos do planeta; durante o arco "Atrações Fatais", ele conseguiu enfrentar os X-Men sozinho. Enquanto isso, Amelia Voght e Medula são ameaças pessoais perigosas para os X-Men; Voght teve um relacionamento amoroso com Charles Xavier, enquanto Medula era uma inimiga de Tempestade (antes de se tornar uma X-Man por um tempo). Elixir é um curandeiro Nível Omega que tem o potencial de ressucitar os mortos. E embora Briar Raleigh não seja mutante, ela é uma “tática” perigosamente inteligente. Finalmente, em um aceno para os quadrinhos clássicos dos X-Men, também há o Groxo

Era inevitável que Magneto voltasse aos seus caminhos e foi apenas sorte que sua queda de volta para o lado negro esteja sendo escrita por Cullen Bunn, um mestre da continuidade e de caracterização. Bunn escreve Magneto desde 2014, quando lançou uma série dedicada a Magneto que durou vários anos. Ele demonstrou consistentemente uma compreensão profunda do personagem, e os últimos episódios prenunciaram esse momento perfeitamente. 

Com tal Irmandade ao seu lado, Magneto poderia ser uma ameaça maior do que nunca. X-Men Blue está chegando ao fim; A atual minissérie Extermínio deverá enviar os X-Men originais de volta ao seu próprio tempo. Mas essa questão deixa claro que a história de Magneto não chegará ao fim com a série, e Bunn está colocando o Mestre do Magnetismo em um caminho sombrio de onde ele nunca deveria ter saído.

Nenhum comentário: