sábado, 4 de agosto de 2018

ORIGEM CELESTIAL


Por Carlos Tavares

Em um piscar de olhos você pode perder a cena, pois Astonishing X-Men # 13 desta semana sutilmente reescreve a história da raça mutante no Universo Marvel. Ele também define um precedente nos quadrinhos que pode ser uma forma inteligente em que a Marvel Studios poderia adicionar os X-Men ao universo cinematográfico da Marvel. 

Cansado de ter que criar longas histórias de origem para cada personagem, em 1963, Stan Lee surgiu com a idéia dos mutantes; homens e mulheres cujos genes eram ligeiramente diferentes dos humanos e que, como resultado, ganhavam incríveis poderes. Com o passar dos anos, os leitores aprenderam que essas mutações genéticas eram o resultado da experimentação em humanos ancestrais pela raça conhecida como os Celestiais

Sabe o Galactus? Pois é, tipo isso

Os Celestiais viram o potencial evolucionário da humanidade, e seus experimentos foram projetados para liberar esse potencial. 

Surpreendentes X-Men # 13 sutilmente reescreve a história de origem da raça mutante. O gibi mostra Destrutor tentando montar seu próprio time de X-Men, e ele vai para Harvard recrutar o Fera, que agora trabalha como palestrante. Há uma breve cena na palestra do Fera, onde ele está discutindo a origem da mutação genética. 


"Isso mesmo", Fera responde com aprovação, e começa a falar sobre "agentes bacterianos" antes de se distrair quando vê Destrutor em sua aula. Agora, é importante colocar essa citação no contexto; A Marvel é bastante cautelosa ao introduzir pseudociência para explicar seus super-heróis. Na verdade, esta é literalmente a primeira dica que os leitores tiveram sobre como a raça mutante foi criada no Universo Marvel. Parece que os Celestiais podem ter introduzido um agente bacteriano no ecossistema humano, que gradualmente reescreveu o DNA e introduziu o gene X. 

Essa breve cena pode ser muito importante, pois sugere que a Marvel Studios poderia adicionar mutantes ao menu, já que a Disney comprou a Fox, e os X-Men e o Quarteto Fantástico voltaram pra casa. Mas isso deixa a Marvel Studios uma pergunta difícil; Como eles irão integrar um conceito tão maciço e rico como os mutantes no universo cinematográfico compartilhado que eles construíram na última década? 

A palestra do Fera pode estabelecer um precedente. Nos quadrinhos, parece que os Celestiais introduziram um agente bacteriano para desencadear a mutação entre os seres humanos. O MCU poderia facilmente usar isso como um ponto de ligação, embora os Celestiais sejam considerados extintos no MCU após a morte do Ego em Guardiões da Galáxia Vol. 2, poderia ser revelado que eles simplesmente se retiraram do resto do cosmos. O retorno dos Celestiais poderia envolver o despertar dos agentes bacterianos, levando à introdução de mutantes. 

Porém isso nos levaria a um nascimento dos mutantes, o que não encaixaria cronologicamente com a realidade do MCU. Acredito que essa origem ligada aos Celestiais seja usada sim, mas de outro jeito. O que com certeza iremos ver no filme dos Eternos.
 

Mas, quer a Marvel Studios escolha ou não essa idéia, ela é um fascinante novo detalhe na história da raça mutante da Marvel. Será interessante ver se a Marvel continuará desenvolvendo esse tema.

Nenhum comentário: