quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Livraria Cultura Cine Vitória fecha as portas no RJ


por Renato RodriguesEssa foto foi tirada em 2015, na Cultura Cine Vitória, uma livraria erguida dentro de um antigo cinema no centro do Rio (atrás da Cinelândia). Estivemos lá na ocasião para um bate-papo com leitores promovido pelo blog Barato Literário.

E foi com tristeza que soubemos que ela encerrou suas atividades hoje, dia 11/10/2018.

Inaugurada no dia 17 de dezembro de 2012, era a maior livraria do Centro do Rio, com quatro andares e 3,2 mil metros quadrados. O Teatro Eva Herz, localizado no subsolo, também deixou de funcionar.

Por meio de nota, o grupo Livraria Cultura fez o seguinte comunicado:
"Com este movimento, a empresa segue rigorosamente o plano estratégico traçado para os próximos anos: manter unidades com alta performance, enriquecer cada vez mais a experiência do cliente em loja e crescer significativamente no e-commerce. Diante do cenário de incertezas no país, não podemos ser irresponsáveis a ponto de manter lojas deficitárias. Por isso, como já é de conhecimento público, tomamos a decisão de trabalhar com poucas, mas ótimas lojas físicas, em diferentes cidades".
O antigo Cine Vitória (Inaugurado em 1942 com uma sessão de "O grande ditador", de Charles Chaplin) entrou em declínio nas décadas de 1980 e 1990 e fechou as portas em 1993.

O espaço permaneceria fechado durante mais de 20 anos até ser alugado e recuperado pela família Herz, proprietária da Livraria Cultura, que abriu a filial após três anos meio de obras.

Lamentamos muito, não só por termos um espaço cultural a menos mas também pela perda de um ponto turístico. A livraria era toda decorada respeitando a disposição do antigo cinema. Quem lá esteve sabe como era bonita.

Mais uma tristeza na tão sofrida Cidade Maravilhosa.

Nenhum comentário: