segunda-feira, 8 de outubro de 2018

POR QUE GOSTO DO HULK



Por Gabriel Maia

O Hulk surgiu como um personagem de história em quadrinhos e passou por grandes mudanças desde então.
Primeiro ele só se transformava a noite, e depois passou a se transformar sempre que ficava nervoso.
Apesar do temperamento e mentalidade sua imagem sempre se dividiu entre a ameaça e o herói.
Ele começou a se popularizar através dos filmes antigos com Lou Ferrigno, fã e competidor de Arnold Schwarzenegger no fisiculturismo e hoje é um dos heróis mais conhecidos através dos filmes dos Vingadores.
Hoje ele é referência do pessoal da academia que quer ficar "monstro", pois o Hulk é uma figura composta por músculos que, quanto mais nervoso, mais forte fica. Ou seja, sua força é crescente, como a vontade dessa galera em crescer no físico.
Mas o personagem era muito mais do que isso.
O Hulk representa nosso lado obscuro, ele é a selvageria humana, nosso lado irracional e poderoso que, sem o devido controle ou direcionamento, se torna uma ameaça a todos e a nós mesmos. Mas não é que ele seja uma força que sai destruindo tudo, por muitas vezes a vontade dele é de ficar sozinho e se isolar. O Hulk somos cada um de nós que se irrita e quer um tempo para digerir essa raiva sozinhos.
A ideia remete ao livro “O médico e o monstro”, onde o dr. Jekyll pesquisa uma forma de separar o bem e o mal no homem, mas o que ele consegue é criar uma segunda personalidade chamada Mr. Hyde. E por isso o Hulk, muitas vezes, é tido como uma personalidade diferente da de Bruce Banner. O gigante nada mais é do que o cientista transformado, mas de alguma forma sua mente acaba mudando com o corpo, gerando essa segunda persona, como alguém lutando para manter sua sanidade.
O Hulk é um bom personagem por demonstrar isso, nosso lado selvagem e descontrolado que surge a partir da raiva, nossa agressividade e fúria desmedida, que podem ser bem direcionadas e trabalhadas para algo bom.
As pessoas se acostumaram a ver o seu lado mal como algo muito ruim e que precisa ser eliminado, mas eu vejo o lado mal como o contraponto do bom, algo que equilibre a balança e, para mim, o equilíbrio é tudo. Nem todo bom e nem todo mal.
O Hulk é a ilustração do nosso lado destrutivo sendo usado corretamente. Podemos ser ameaças ou heróis, depende de como usamos o que temos.

Nenhum comentário: